23/06/2023 18:22:23
De 29 de maio a 5 de junho, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) realizou audiências simuladas, com o objetivo de trazer, para os estagiários inscritos nas práticas jurídicas do curso de Direito do Unifeso, a prática na participação de audiências complexas, preparando-os para atuação nas salas de audiência e tribunais.
As atividades são organizadas pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e, segundo a supervisora, professora Christiane Vaz Sá Viana, “provocam no estudante o exercício da oralidade na defesa de clientes, reforçam o estudo do caso para a sustentação e convencimento do magistrado, treinam a postura diante de situações imprevistas, resgatam a contextualização e estudo preliminar para uma boa condução de audiências, bem como ajudam a desinibir o estudante diante das autoridades judiciais e prepará-los, profissionalmente, para atuação na esfera jurídica”.
Dentro deste contexto, a professora Christiane explicou que cada área de estágio (Criminal, Cível, Trabalhista e Família) orientada pelos professores do NPJ, através de seus grupos, dedica-se à confecção do processo simulado, desde as peças processuais, documentos e produção de provas que instruem o caso até a execução na atuação em audiências.
A atividade recebeu estudantes do colégio Carmo, que tiveram a oportunidade de conhecer como funciona um um tribunal do júri, com juiz, promotores, advogados, réus, secretários, e todos os personagens importantes de uma audiência. “Foi uma experiência inexplicável. Acompanhei o caso de suposto assassinato, separaram os personagens e montaram um júri bem real”, contou Caio Sales Maciel, estudante do primeiro ano do Ensino Médio do Carmo, que ficou no conselho de sentença, popularmente conhecido como os jurados, junto com seus colegas.
Por Giovana Campos