O programa Unifeso Sem Fronteira vem colecionando experiências exitosas dos estudantes no exterior. Lahiz de Carvalho Escrivães, aluna do 11° período de Medicina, esteve um mês em Portugal pelo programa, que tem como objetivo possibilitar ao estudante a oportunidade de mobilidade internacional em instituições de ensino superior estrangeiras.
Ela estagiou, de 19 de dezembro de 2022 a 9 de janeiro de 2023, no Hospital de Braga, que, em 2021, recebeu o título de melhor hospital do país. Lahiz teve a oportunidade de estagiar na área de Medicina Intensiva. “Foi uma ótima experiência, enriquecedora, grande parte da equipe foi bem receptiva, houve muita troca de conhecimento e de ideias, com assuntos muito interessantes, tal como ventilação mecânica, e manejo de paciente neurocrítico, o que ampliou meus conhecimentos, deixando-me ainda mais apaixonada pela medicina”, relatou.
A estudante conta que já teve a oportunidade de conhecer o país em outros momentos como turista, porém, queria adquirir experiência na área da saúde no exterior, e Portugal pareceu o local ideal, devido à questão linguística, bem como a cultura. “O ensino da medicina em Portugal tem muito foco na teoria, fazendo com que os estudantes tenham maior contato com a prática só no último ano da faculdade. Além disso, acredito que, por ser um país mais desenvolvido, possui mais tecnologia, fazendo com que a maioria dos procedimentos sejam guiados por ultrassom”, explicou.
Sobre o apoio que recebeu do Unifeso Sem Fronteira, Lahiz disse que foi uma energia a mais para conquistar os objetivos. “O incentivo da faculdade em proporcionar projetos que vão além da grade curricular obrigatória é primordial. Recomendo o programa para todos os alunos que pensam em realizar estágio no exterior”, concluiu.
Sobre o programa
O Unifeso Sem Fronteira é um programa de bolsa de estudo internacional. Podem participar os estudantes de graduação e de pós-graduação do Unifeso, do terceiro ao penúltimo período, que não tenham obtido algum tipo de financiamento para Mobilidade Internacional em Programas de Mobilidade da Instituição.
O programa visa possibilitar ao estudante a oportunidade de mobilidade internacional em instituições de ensino superior estrangeiras; permitir a atualização de conhecimentos em grades curriculares diferenciadas, visando complementar sua formação técnico-científica; além de oportunizar a vivência de experiências educacionais voltadas para a qualidade, o empreendedorismo, a competitividade e a inovação; entre outros objetivos.
Por Juliana Lila