CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Pós-graduação do Unifeso insere estudante na Ortodontia Digital

27/12/2022 12:22:16

Lembra dos moldes de gesso utilizados pelos protéticos para iniciar o tratamento ortodôntico? Isso ficou no passado. Hoje a tecnologia é uma superaliada da área da Ortodontia, facilitando o trabalho do cirurgião-dentista e oferecendo ao paciente uma mostra antecipada e realística do resultado de seu tratamento.

A Ortodontia Digital é uma realidade nos consultórios e um dos grandes diferenciais no curso de pós-graduação em Ortodontia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). A tecnologia vem para facilitar os profissionais da área da Saúde e trazer melhores resultados para pacientes. Com as ferramentas digitais, através do processo de escaneamento é possível ter modelos tridimensionais que são trabalhados em programas, e facilitam diagnósticos, planejamento e execução de tratamentos.

“Existe uma curva de aprendizado grande em relação ao que era feito anteriormente para entrar no mundo da ortodontia digital. Nosso curso tem um módulo inteiro sobre o tema, em que abordamos o escaneamento da arcada dentária, seus benefícios, as impressões 3D, inclusive trabalhamos com essas impressões, e os aparelhos são confeccionados em cima desses modelos 3D. O aluno aprende sobre os alinhadores, a trabalhar com o software e desenvolver o tratamento com os alinhadores invisíveis. E a parceria que temos com a Invisalign, a maior empresa de alinhadores do mundo, também é um diferencial”, explica o professor Renato Heringer, do curso de pós-graduação em Ortodontia.

Há mais de 15 anos ofertado pelo Unifeso, o curso de Pós-Graduação em Ortodontia - Straight Wire (MBT) vem inserindo cada vez mais cirurgiões-dentistas capazes de oferecer à população tratamentos com ferramentas modernas para resolver os mais diversos tipos de má oclusão, de forma ética, investigativa, crítica e reflexiva. Com muita prática em atendimento a pacientes e treinamento em laboratório, o curso tem duração de 30 meses.

Na Clínica-Escola de Odontologia, os estudantes da pós-graduação têm a oportunidade de aprender com a tecnologia de ponta, trabalhando com os moldes impressos em 3D e contando com a parceria da empresa Invisalign, referência internacional em alinhadores transparentes. Para isso, o dentista faz o escaneamento intraoral da arcada dentária, processo menos incômodo aos pacientes, e o arquivo é enviado para uma impressora 3D. Além disso, o profissional consegue, através de um software, fazer o “setup virtual”, ou seja, simula a movimentação necessária dos dentes para chegar ao resultado desejado. “Com isso, é possível calcular quantas placas do alinhador estético precisaremos colocar no paciente para chegar na oclusão ideal”, conta o professor Renato.

De acordo com ele, o aparelho ortodôntico é feito de acetato totalmente transparente e recortado de acordo com o formato dos dentes. “É um tratamento muito mais rápido e extremamente confortável”, garante o professor.

Ele também destaca a importância da parceria da Invisalign com a pós-graduação de Ortodontia do Unifeso. "É uma grande conquista com vantagem para todos, principalmente para os alunos de pós-graduação e os pacientes, que buscam cada vez mais um tratamento agregando tecnologia, conforto e estética. Dentro do curso temos um módulo completo com uma jornada de ortodontia digital, agora em parceria com a maior empresa de alinhadores, que atingiu mais de 14 milhões de pacientes tratados no mundo, conduzido por professores credenciados e com grande experiência no sistema Invisalign", reforçou.

Pós com inscrições abertas

Começou o prazo de inscrição no processo seletivo para o curso de pós-graduação Lato Sensu em Ortodontia Straight Wire (MTB) do Unifeso, para ingresso em 2023. Os encontros presenciais acontecem quarta, quinta e sexta-feira, uma vez por mês. Para se inscrever, basta acessar o site, preencher a ficha cadastral e enviar os documentos solicitados no edital (confira aqui). O Processo Seletivo será através de análise curricular e, se necessário, poderá ser solicitada entrevista com o candidato.

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.