Depois da graduação em Medicina vem a uma nova e desafiadora jornada, a Residência Médica. É um período de aprendizado prático em uma especialidade, com a supervisão de médicos bem qualificados na área e experiências adquiridas no cotidiano profissional, em cenários reais, como o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano. Com 24 vagas para médicos residentes do primeiro ano (R1), em oito diferentes especialidades, o HCTCO abriu as inscrições para o Concurso de Seleção para Residência Médica 2023. Os médicos que almejam uma brilhante carreira podem tentar uma vaga em um dos seguintes programas ofertados:
Anestesiologia (duas vagas)
Abrange desde a avaliação pré-anestésica, em níveis hospitalar e ambulatorial, até a realização do procedimento anestésico nas diferentes especialidades cirúrgicas, incluindo cuidados pós-operatórios e tratamento da dor. Além disso, a formação oferece treinamento intenso e aprofundado, teórico e prático, com imersão nos diferentes cenários da Anestesiologia, conduzidas em cirurgias, eletivas e de emergência, em plantões realizados em cenários práticos no HCTCO e, eventualmente, em instituições conveniadas.
Cirurgia Geral (três vagas)
Do diagnóstico de patologias clínicas e cirúrgicas ao tratamento de patologias graves do aparelho digestivo e traumas. A formação em Cirurgia Geral oferece treinamento intenso e aprofundado, em nível ambulatorial e hospitalar, conduzido em cirurgias e plantões realizados em cenários reais de prática no HCTCO.
Clínica Médica (três vagas)
Visa a formação de médico clínico com atuação verdadeiramente generalista, que cuida do paciente como um todo indivisível, em seus diversos campos de ação: ambulatório, enfermaria, serviço de pronto-atendimento e Centros de Terapia Intensiva, através do treinamento intenso e aprofundado em cenários reais de prática no ambulatório, nas UBSFs e no HCTCO.
Medicina de Família e Comunidade (quatro vagas)
Busca priorizar uma prática médica centrada na pessoa, no cuidado em saúde e na continuidade da atenção. Identificar e atender com elevado grau de qualidade as necessidades de saúde do mundo atual e, em particular, da realidade brasileira, contextualizando os aspectos biológico-funcionais, psicocognitivos, socioculturais e da constituição familiar. Exercita novas tecnologias em atenção primária à saúde, partindo da capacidade crítica da atividade médica em seus aspectos científicos, éticos e sociais, além de desenvolver habilidades docentes e a capacidade de autoaprendizagem.
Medicina Intensiva (três vagas)
O Programa tem como objetivo formar especialistas que atuem com pacientes críticos das mais diversas especialidades com suas várias comorbidades. A capacitação se dá dentro da unidade fechada, tendo inclusão em áreas afins, tornando-os mais eficientes, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento.
Obstetrícia e Ginecologia (três vagas)
Tem por objetivo atender à saúde da mulher, em todas as fases da vida, com ênfase diferenciada para a Obstetrícia, que é a área de atuação para o cuidado de gestantes e puérperas.
Ortopedia e Traumatologia (três vagas)
Esta área abrange o diagnóstico e o tratamento clínico/conservador e cirúrgico, tanto de lesões traumáticas do sistema musculoesquelético quanto das doenças ortopédicas pediátricas e do adulto. Consiste em uma especialidade que atende ambos os sexos, desde o recém-nascido até o paciente idoso, abrangendo todo o esqueleto apendicular dos membros, superiores e inferiores, e também o axial (coluna vertebral), que envolve as áreas ambulatoriais cirúrgicas e plantões de emergência, além de abordar lesões agudas e crônicas, deformidades congênitas e/ou adquiridas.
Pediatria (três vagas)
Entre os objetivos da especialidade estão: assistir o recém-nascido na sala de partos; acompanhar a evolução do recém-nascido até o fim do período neonatal; diagnosticar corretamente os estados mórbidos mais frequentes em pediatria e aplicar adequadamente a conduta terapêutica atualizada; solicitar e interpretar os exames laboratoriais usados rotineiramente para a complementação diagnóstica e evitar a realização de exames desnecessários e de alto grau de complexidade; solicitar e interpretar os exames complementares de alto grau de complexidade, quando forem indispensáveis para a conclusão do diagnóstico; conhecer as indicações para encaminhamento dos pacientes pediátricos aos centros especializados; identificar o estado de urgência e emergência em Pediatria, dando-lhes o tratamento adequado; e orientar e valorizar as medidas de saúde preventivas em Pediatria.
Há previsão de bolsas no orçamento do Unifeso para todas as vagas oferecidas, sendo que o valor atual é de R$ 4.106,09. As inscrições podem ser feitas até as 18h de 28 de outubro, através do link. O valor da taxa de inscrição é de R$ 450,00, que pode ser pago através de boleto bancário ou cartão de crédito. Confira mais informações no hospital.
Por Giovana Campos