19/07/2022 16:55:40
Com a finalidade de aprimorar o processo de promoção da integração entre ensino, serviço e comunidade como parte da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), o Ministério da Saúde (MS), por meio da sua Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), lançou, em 2022, a 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde).
Com o tema “Gestão em Saúde e Assistência à Saúde”, o edital oferta bolsas para os docentes, os profissionais de saúde e os estudantes de graduação, com o objetivo de estimular práticas de ensino-aprendizagem na realidade do trabalho em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) foi uma das instituições selecionadas pelo Ministério da Saúde e abriu processo de seleção para docentes e estudantes bolsistas e não bolsistas. As vagas previstas são vinculadas aos cursos de graduação em Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia.
O desenvolvimento do Programa PET-Saúde objetiva integrar estudantes, professores e trabalhadores de diferentes profissões de saúde para o planejamento, implementação e acompanhamento da proposta do Projeto “Pet-Saúde Unifeso/Teresópolis – A Integração Ensino-Trabalho-Comunidade Atuando na Qualificação da Gestão e da Assistência”. As atividades do PET-Saúde: Gestão e Assistência -2022/2023 serão estruturadas em dois eixos de atuação, que podem ser desenvolvidos em todos os níveis de complexidade da Atenção à Saúde.
Seleção de docentes
Os tutores selecionados, com vistas a atender aos objetivos do programa, deverão ser professores de graduação que estejam em pleno exercício da docência e com formação na área da Saúde, envolvidos com processo de mudança curricular e de integração ensino-serviço-comunidade, com ênfase no desenvolvimento de iniciativas interprofissionais. As inscrições serão realizadas pelo e-mail protocolo@unifeso.edu.br, até o dia 25 de julho de 2022.
Os valores das bolsas para profissionais que exercem a função de tutor e preceptor terão como referência as Bolsas para o Desenvolvimento Tecnológico, nível CNPq ATP "A". Já os valores das bolsas para profissionais e professores que exercem a função de coordenadores de projeto e de grupo terão como referência as Bolsas para o Desenvolvimento Tecnológico, nível CNPq DTI "C". Mais informações estão disponíveis no edital.
Seleção de estudantes
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve: ser estudante regularmente matriculado em um dos cursos de graduação, estar apto a iniciar as atividades relativas ao Projeto imediatamente após ser aprovado, estar nos dois últimos anos do curso de graduação e ter disponibilidade para uma carga horária mínima de oito horas semanais.
As inscrições serão realizadas pelo e-mail petsaude@unifeso.edu.br, até o dia 25 de julho de 2022. Os valores das bolsas para os estudantes terão como referência as Bolsas de Iniciação Científica, modalidade IC, em conformidade com a RN-015/2013 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mais informações estão disponíveis no edital.
Por Juliana Lila