O Centro Cultural Feso Pro Arte brilhou nos dias 9 e 10 de julho, quando aconteceu o seu 1º Arraial. O espaço foi ricamente decorado e contou com presença de grande público. Comidas típicas, dança de quadrilha, casamento na roça, artesanato, shows e muitas brincadeiras esquentaram a festa.
Na ocasião, o Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso) realizou sua Festa Julina anual e promoveu uma variedade de danças típicas representativas da cultura popular, apresentadas pelos alunos. O Arraial contou também com apresentações de balé; de coral; da Dança de Quadrilha “Os Sertões”, do Colégio Estadual Euclydes da Cunha; e dos shows de Yug Werneck, com participação de integrantes da Orquestra Feso Pro Arte (Ofesp), Alan Magalhães e Lucas Israel.
Edenise Antas, diretora do Centro Cultural Feso pro Arte lembrou que as festas juninas perdem só para o Carnaval em temos de popularidade. “Precisamos passar para as pessoas que o Centro Cultural está de braços abertos para a comunidade, para as escolas e para todos os profissionais que vivem a cultura. Quisemos fazer desta festa um espaço de divulgação das atividades que o Centro Cultural já promove. Queremos que as pessoas frequentem cada vez mais o nosso espaço”, disse.
Lucemar de Souza faz parte do ateliê de estilo do Centro Cultural, que levou uma exposição de gravuras. “Fizemos tacos de gravura com elementos nordestinos relativos às festas juninas, então temos o Mandacaru, a Noite Estrelada, a Asa Branca, o São João. Isso tudo apresentado no formato de um livro de literatura de cordel”, explicou.
Terezinha de Mello é aluna do Coral da Pro Arte desde que o mesmo começou, há mais de 15 anos. “Cantar faz bem a alma, distrai. Temos dois regentes maravilhosos, que nos animam e estimulam. A festa está um sonho, é muito bom poder estar em um ambiente, celebrando com pessoas de todas as gerações”, destacou.
O 1º Arraial do Centro Cultural Feso Pro Arte foi a última festa da programação do Festival ‘Arraiás de Terê’, que iniciou no dia 18 de junho. A iniciativa foi uma parceria da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura e de Turismo, do SESC-RJ e do Centro Cultural Feso Pro Arte.
“Que decoração caprichosa. O Centro Cultural está muito bonito, muito bem decorado. Esta é uma grande festa”, comemorou Karin Diesel, mãe de uma aluna do 5º ano do Fundamental do Ceso.
Por Giovana Campos e Juliana Lila