CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Unifeso prepara futuros profissionais para a nova Medicina: Mesa Virtual 3D, tutorias e centro de estudos modernos e integrados

28/04/2022 17:48:54

Como forma de tornar o aprendizado nas áreas da saúde mais próximo da realidade profissional, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) vem investindo em modernidade e tecnologias para a formação de profissionais antenados com a tecnologia. E o melhor é que o futuro já é realidade para os estudantes de diversos cursos, que já estão usufruindo de um novo centro de estudos no Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO), dos novos espaços tutoriais e de uma plataforma multidisciplinar, a Mesa Virtual 3D, que funciona como um simulador digital.

Mesa Virtual 3D

A professora Mariana Beatriz Arcuri, diretora da Direção Acadêmica de Ciências da Saúde (Dacs), ressalta que a mesa anatômica virtual 3D vem para qualificar as ferramentas de TI oferecidas aos professores e estudantes e, com isso, ampliar as possibilidades de ensino e de aprendizagem para todos os cursos da área da Saúde, nas áreas de Anatomia, Histologia e Fisiologia. “A ferramenta permite a visualização ampla e de qualidade de anatomia humana e animal em 3D, usando tecnologia de ponta”, destaca. 

Para o professor Manoel Pombo, do curso de Medicina, a mesa é uma grande aquisição para os graduandos. “O equipamento apresenta múltiplas funcionalidades na aprendizagem da Anatomia, permitindo a visualização anatômica topográfica, isto é, em camadas. Partindo-se de um corpo fechado como visto pelo médico, é possível folhear as estruturas anatômicas por planos como se fossem páginas de um livro. Permite-se aplicar as funções das diferentes estruturas anatômicas de forma dinâmica. Também permite-se acoplar imagens de Raios-X, Tomografias, Ressonâncias Magnéticas, entre outras, dando mais prática à visão anatômica. É possível somar aos softwares que vêm com a máquinas outras imagens que já se tenha e, assim, enriquecer a temática que se quer abordar. Permite um estudo anatômico tridimensional de uma determinada região do corpo, visando o planejamento seguro de um procedimento cirúrgico”, explica. 

Alessandra Cordeiro, chefe dos Laboratórios Multidisciplinares do Unifeso, acompanha há tempo esta evolução do ensino na Instituição e destaca que "o Unifeso é uma instituição educacional inovadora e está sempre em busca de ampliar as opções de ferramentas de ensino sem perder de vista os nossos valores. Hoje a tecnologia está à disposição de todos e em todos os momentos, por isso aproveitamos essa nova demanda do mercado para inovar as nossas atividades teórico-práticas para que o docente tenha maior motivação e interesse e seja capaz de estudar, de refletir e mesmo de criticar os diversos temas abordados nos nossos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, utilizando a tecnologia", ressalta.

A plataforma multidisciplinar 3D da empresa 100%  brasileira, a CSANMEK, permite trazer a inovação para os estudantes. É um equipamento interativo, touch screen, em forma de tela e mesa. “O equipamento contém softwares e aplicativos de Anatomia, Fisiologia, Genética, Histologia, Microbiologia, entre outros, contemplando seres humanos e animais. Todo o conteúdo pode ser acessado por meio da experiência 3D e de realidade virtual. Outra aplicação da plataforma é que ela permite a conexão com servidores de qualquer Hospital ou Clínica, de forma a integrar os conteúdos de exames de imagem, tais como: ressonância magnética, tomografia computadorizada e raios-X do nosso hospital, além disso há conexão com os óculos 3D de realidade virtual", completa Alessandra. 



Hospital próprio de ensino, o HCTCO, com novo centro de estudos

O HCTCO também está passando por um grande projeto de reestruturação e de modernização dos seus equipamentos e espaços acadêmicos. Estudantes já contam com o novo centro de estudos na unidade, que dispõe de oito salas de aula, auditório multimídia com capacidade para cerca de 60 pessoas e cadeiras especiais, centro de simulação, guarda-volumes e biblioteca virtual. 

A Dra. Simone Rodrigues, coordenadora do curso de Medicina, destaca que preparar hoje o futuro médico para conviver com tecnologias é fundamental para o enfrentamento do mercado de trabalho no qual eles serão inseridos. “É o nosso papel dar essa base para os estudantes. No Unifeso estamos em constante evolução, aprimorando o input de tecnologia nos nossos processos de ensino, ou seja, modernizando os nossos laboratórios, no sentido de que a diversificação das metodologias dê um impacto na aprendizagem. O nosso hospital de ensino é o grande diferencial do curso e este ano foi inaugurado um centro de simulação clínica moderno para atender a graduação, a pós-graduação e a residência médica”, informou a coordenadora.



Tutorias modernas 

Os novos espaços tutoriais trazem conforto e novas possibilidades de estudo para os acadêmicos do Unifeso, uma vez que estão integrados e permitem utilizar novas metodologias e formas diferentes de aprendizagem. 



Vestibular de Medicina com inscrições abertas

As inscrições para o Vestibular de Medicina do Unifeso estão abertas para ingresso no segundo semestre de 2022. A participação no processo seletivo pode ser nas modalidades Enem, para a qual serão destinadas 20 vagas, ou Prova On-line, para a qual serão destinadas outras 20 vagas. Confira aqui o edital.

 

Por Giovana Campos e Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.