27/04/2022 12:04:13
Carolina Seabra da Costa é formada em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e foi aprovada no Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) da Universidade Federal Fluminense (UFF). A carreira da egressa da turma 30, de 2021, começou na graduação, quando teve a oportunidade de fazer parte de uma linha de pesquisa, dirigida pela professora Síria da Fonseca Jorge. A pesquisa objetiva testar a utilização de peles de peixes e anfíbios como material base para constituição de bio implantes cirúrgicos para parede muscular abdominal, especificamente em procedimentos cirúrgicos para corrigir hérnias abdominais, denominados hernioplastias. “Fui inserida nesta linha de pesquisa no ano de 2019 e, com o passar do tempo, me encantei pela infinidade de possibilidades e questionamentos que podem ser descobertos a partir dos resultados encontrados”, contou.
O encanto pela pesquisa levou Carolina a apresentar um projeto ao Programa de Iniciação Científica e Pesquisa (PICPq) do Unifeso, com a proposta de testar a utilização das peles de Rã-touro e de Tilápia do Nilo como biomateriais em hernioplastias de 25 ratos. Os resultados foram promissores, e o projeto foi levado adiante no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), abrindo, contudo, as portas para outras instituições de pesquisa e outros pesquisadores.
A egressa também sempre foi engajada nas atividades acadêmicas. Em 2020 e 2021 ela foi monitora da disciplina de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária, tendo o contato com a parte acadêmica ao auxiliar nas aulas aos demais graduandos. Segundo ela, foi na monitoria que teve a certeza de que a licenciatura seria sua vocação. “Através do apoio inenarrável da professora Síria e do coordenador do curso, professor André Vianna Martins, tive a oportunidade de prestar a prova e ser aprovada na seleção do mestrado na UFF”, relembrou.
Mesmo depois de formada, sua relação com o Unifeso continua estreita. Segundo ela, a Instituição vem sendo um dos principais pilares na construção da sua carreira acadêmica. “Desde a graduação, conto com o suporte incrível do corpo docente, com a infraestrutura completa e com os diversos programas de incentivo à pesquisa, assim como as oportunidades que eu tive para começar a construir a minha história profissional”, notou mestranda, que ainda tem o apoio do Unifeso na execução da pesquisa, já que ela dará continuidade à linha de pesquisa dos implantes biológicos. Segundo Carolina, este trabalho renderá a oportunidade para outros graduandos se inserirem na área de pesquisa, e também mais projetos e publicações aos programas de pesquisa e iniciação científica da instituição.
“Sou grata a todos que fazem parte do curso de Medicina Veterinária e das instalações do campus Quinta do Paraíso, porque o Unifeso me possibilitou uma graduação completa, com alta qualidade e diversas oportunidades de crescimento e enriquecimento profissional”, avaliou Carolina.
Por Giovana Campos