A Avaliação do Desempenho Docente é uma das pesquisas aplicadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Tem como princípio o caráter formativo e não punitivo e é utilizada como um potente instrumento de diálogo e de melhoria contínua da qualidade do ensino.
Esta pesquisa é sigilosa e composta pela avaliação do estudante, do coordenador, da produção acadêmica e da formação permanente e “o resultado tem um peso importante para a definição da promoção de cada professor”, explica Verônica Albuquerque, reitora do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).
Com o objetivo de aprimorar a Avaliação Docente e torná-la mais simples e intuitiva, a Gerência de Tecnologia da Informação desenvolveu um novo sistema, em parceria com a assessoria da reitoria e com a Gerência de Recursos Humanos. “Quando a professora Verônica planejou a reestruturação da Avaliação Docente, aceitamos o desafio de desenvolvermos o sistema, então somamos esforços e estamos muito felizes com o resultado que alcançamos. Este é um produto que desenvolvemos internamente e com um resultado muito positivo, fruto de um trabalho coletivo e multiprofissional”, explica Michele Hiath, diretora de Planejamento da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso).
Max Borsoi, gerente de TI, explica que o desenvolvimento do sistema foi trabalhoso, mas que contou com o esforço de várias pessoas. “O sistema aparentemente parece simples, mas há todo um trabalho de validação, que considera aspectos acadêmicos e sistêmicos. Foi um desafio, mas conseguimos atender e desenvolver em um tempo recorde”, destaca. A Avaliação do Desempenho Docente estará disponível para os estudantes responderem de 17 a 31 de maio.
Por Juliana Lila