O ano de 2022 chegou em clima positivo de reencontros, de modernização de espaços e de reestruturação organizacional no Centro Universitários Serra dos Órgãos (Unifeso). Buscando mais integração entre as graduações e eficiência e proximidade entre as gestões, a Reitoria elaborou uma nova estrutura diretiva, agora mais enxuta.
Cursos da Saúde
Dentro deste contexto de mudança de organograma da instituição, a Direção Acadêmica de Ciências da Saúde (DACS) agora dá nome ao antigo Centro de Ciências da Saúde (CCS). Diante desta reestruturação, a professora Mariana Beatriz Arcuri, Diretora da DACS, avalia que “cresce a responsabilidade e se identifica, mais claramente, as metas e os objetivos da instituição em relação a tudo o que envolve a área acadêmica, principalmente o pensar na inovação na área da saúde e da formação dos profissionais, na qualificação dos cenários de prática simulada e prática real, que são nossos grandes diferenciais no Unifeso”.
Paralelo ao movimento institucional de incorporação de novas tecnologias e novas metodologias no ensino, a diretora Mariana destaca o ganho que o retorno presencial traz para os cursos da área da saúde . “O encontro e a formação da Saúde no cenário vivo de prática é um diferencial da nossa Instituição. Acreditamos que a formação de profissionais de saúde com qualidade e excelência se dá no encontro de uma infraestrutura potente, capaz de mediar os processos de ensino aprendizagem de maneira inovadora e moderna”, observa Mariana.
Cursos de Humanas e Tecnologia
Já a Direção Acadêmica das Ciências Humanas e Tecnológicas (DACHT) vem unificar os Centros de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e Ciências e Tecnologia (CCT). À frente da DACHT está a professora Vivian Telles Paim, que acredita que a mudança ampliará a integração e o fortalecimento dos cursos, proporcionando um novo espaço de troca e de aprendizado entre os gestores, docentes e discentes. “Aliar a tecnologia com as ciências humanas alavancará as atividades desta nova Direção. Chego na direção muito motivada em trazer novas propostas de aprendizado e projetos inovadores”, aposta a Diretora Vivian.
A professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do Unifeso, conta que o objetivo desta adequação "é manter uma gestão mais próxima e uma estrutura mais simples, que facilite os elos da comunicação”. Ela pondera que o cenário pós-pandemia acentuou uma maior procura pelos cursos nas áreas da Saúde, assim como vem despertando uma grande demanda pela formação na área da Tecnologia. Com isso, o organograma de gestão institucional está sendo remodelado de forma que a reitoria vai trabalhar diretamente com quatro direções: a DACS, a DACHT, a Direção de Ensino a Distância (DEAD) e a Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE).
Por Giovana Campos