CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




IX Workshop Empreendedorismo na Serra traz experiências da VTEX e Indeva

09/12/2021 10:25:32

Os estudantes do curso de Administração do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) tiveram a oportunidade de conhecer as experiências de dois teresopolitanos que não ousaram em sonhar, e que, ao longo de suas jornadas acadêmicas, adquiriram uma expertise própria que os levou a alçarem voos bem altos. Estamos falando de Marcelo Couto, engenheiro de computação e cofundador da multinacional VTEX, e de Leonardo Santos, Administrador pelo Unifeso, Head de Growth Physical Stores na VTEX e CEO e fundador da Indeva.

Os dois estiveram no campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no dia 6 de dezembro, para falar sobre suas experiências profissionais e sobre a potencialidade do e-commerce a partir da tecnologia, no IX Workshop Empreendedorismo na Serra. “Marcelo Couto vai falar da sua experiência na qualidade de cofundador e de mais de vinte anos de atuação no segmento de e-commerce. Já Leonardo Santos é nosso egresso, um legítimo DNA Unifeso, que também pensou muito além da nossa fronteira geográfica. Num mundo em que a realidade, as vendas, o marketing e a tecnologia são 4.0, nossos palestrantes tiveram essa percepção há algum tempo e alçaram seus voos enquanto empreendedores”, introduziu o professor Jucimar Secchin, coordenador do curso de Administração. 

A VTEX é uma multinacional brasileira sediada em Londres. Conta com mais de 1.500 funcionários, tem operação em 32 países, 16 escritórios ao redor do mundo e 2.500 lojas ativas em sua plataforma. Esse ano, a empresa realizou seu IPO na Bolsa de Valores de Nova Iorque com valor de mais de três bilhões de dólares, muito acima do esperado. Marcelo Couto falou sobre suas experiências no universo do e-commerce empresarial na era digital.

“Começamos a nossa empresa com três pessoas e fizemos algo bem difícil: iniciar um negócio sem investimento. Muita gente que olha hoje a empresa não entende como chegamos até aqui. Parece um sonho distante para quem quer começar um empreendimento. Quando começamos, já havia muita gente grande no mercado e também conseguimos chegar lá. Não fizemos a empresa imaginando que ela chegasse onde chegou, conseguimos estar onde estamos porque começamos fazendo um serviço com uma qualidade boa, fazendo algo que gostávamos e, então, o negócio foi crescendo aos poucos. Ninguém começa um business e planeja que ele seja uma empresa com atuação global, mas oportunidades acontecem, e avalio que o nosso crescimento foi muito rápido”, disse o empresário.

A VTEX é uma plataforma de comércio eletrônico, composta por um sistema on-line em que as empresas montam seus sites de e-commerce. As transações, a logística de entrega, a organização dos pedidos, o pagamento, as promoções, os preços, ou seja, tudo é feito dentro da plataforma.

Ao longo do tempo, a VTEX adquiriu algumas empresas e uma delas foi a Indeva, de Leonardo Santos, que foi incorporada em 2018. “Estamos sempre em busca de empresas que venham a agregar o nosso negócio. Esse ano trouxemos duas startups. Normalmente a pessoa que empreende e monta uma empresa dessas é capacitada para somar ao nosso time, é o tipo que procuramos: gente com iniciativa”, afirmou Marcelo.

Um dos pontos positivos do empreendedor brasileiro, segundo Leonardo, é o fato de termos de lidar com crises e com desafios o tempo inteiro. “Isso, no decorrer dos anos, cria uma massa muscular que faz com que tenhamos uma diferença competitiva. O importante é se preparar continuamente, porque em algum momento a oportunidade vai aparecer e você tem que estar preparado”, disse. 

Ele também destacou que a pandemia da Covid-19 foi um momento de oportunidade para muitos empreendedores. “Algumas empresas nasceram nesse período e estão crescendo e vivenciando muito bem esse momento do on-line. Toda a crise traz oportunidades. O empreendedor tem muito dessa característica: onde tem problema é onde ele enxerga a oportunidade. Para quem está começando, eu diria que ter essa característica de saber resolver problema é um grande diferencial”, aconselhou Leonardo. 

Por Juliana Lila

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.