CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Ação Integrada leva saúde, esporte e lazer para a Praça Olímpica

07/12/2021 12:34:01

Após quase dois anos sem participarem de atividades presenciais voltadas à população, os cursos da área da Saúde, do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), marcaram presença, em parceria com as secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Saúde, na “Ação Integrada: Saúde, Esporte e Lazer da Praça”, que aconteceu, dia 4 de dezembro, das 8h às 14h. Com atividades gratuitas, o evento foi realizado na Praça Olímpica Luís de Camões, no centro da cidade, e foi voltado para toda a população.

O objetivo da ação foi promover melhorias ao cuidado voltado para a saúde do adolescente e do idoso com o intuito de prevenção e orientação do cuidado com as saúdes física e mental e outros fatores de risco. A iniciativa visou proporcionar a melhoria na qualidade de vida da população através de redes construídas por profissionais em formação e de parcerias com a gestão/serviços de saúde, num fortalecimento coletivo em prol da população e da qualificação profissional.

“Voltamos com tudo! E essa ação é para conscientizar e reforçar sobre os cuidados em saúde, pois ainda estamos em situação de pandemia. O objetivo é resgatar as pessoas que ficaram isoladas, levar orientação e também reforçar a imunização contra a Covid-19 e contra a H1N1. Todas as práticas dos nossos cursos da área da Saúde estão envolvidas, nesse evento, em atividades físicas e em saúde mental”, explicou a professora Renata Mendes, supervisora de Ensino dos cursos da área de Saúde do Unifeso.

Participaram do evento estudantes e professores dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Nutrição e Psicologia. Os participantes puderam realizar testagem para Covid-19 e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), vacinação contra gripe e Covid-19 e atividades físicas para todas as idades. Também foram oferecidos diversos serviços, como aferição de pressão arterial e de taxa de glicose; teste rápido para HIV, Sifilis e Hepatite B e C; orientações sobre saúde em geral, e, em especial, saúde bucal; vacinação; avaliação nutricional; e avaliação postural. Rodas de conversa com profissionais e universitários do curso de Psicologia do Unifeso também estiveram na programação. E a saúde dos animais esteve em foco, com a participação de equipe do curso de Veterinária, que aplicou vacina contra a Raiva.

“Estamos muito felizes de retornar à praça e de poder orientar a população. As pessoas ficaram muito tempo em casa, perderam a mobilidade, deixaram de lado o hábito da atividade física, devido ao medo da Covid-19. E hoje começamos a fazer algumas avaliações para colocar as pessoas de volta às atividades físicas e para incentivá-las a retornarem aos seus tratamentos que foram interrompidos”, disse a professora Andrea Graniço, coordenadora do curso de Fisioterapia. João Mário Carneiro estava muito feliz em participar de mais uma ação social pelo curso de Fisioterapia, do qual é formando. “Participo dos eventos do Unifeso desde o primeiro período. Para nós, alunos, é muito enriquecedor desenvolver com a população o que aprendemos em sala de aula. Os professores estão sempre com a gente, balizando os atendimentos, enriquecendo o nosso aprendizado, e a população tem um primeiro atendimento, de forma gratuita, e pode continuar a se cuidar na nossa Clínica-Escola”, lembrou o estudante.

A ação foi a oportunidade de estreia de alguns estudantes no atendimento à comunidade. Foi o caso de Gabriel Bassoul, do 4º período de Nutrição. “É uma experiência muito boa para o aluno, pois dá uma noção da atuação na vida real. Hoje estamos fazendo avaliação nutricional e dando dicas sobre alimentação”, destacou. Maria Erthal, estudante do 2º período de Odontologia também participou pela primeira vez. “Estou bastante impressionada, pois conseguimos chegar à população de forma positiva, conscientizando as crianças e tirando dúvidas de idosos. Tivemos muitos questionamentos de pessoas da terceira idade com problemas bucais e conseguimos ajudar. Estou vendo o quanto a conscientização da saúde bucal é importante, principalmente, para a criança, de forma a ajudá-la a se tornar um adulto com menos problemas orais”, sintetizou.

Com a proximidade do verão, uma outra preocupação começa a rondar a sociedade: a proliferação dos mosquitos, em especial, o aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a zika e chikungunya. Para orientar as pessoas sobre o assunto, o professor Alexandre Braga, do curso de Biomedicina, levou um material didático. “Estamos aproveitando a ação social para lembrar a todos sobre a importância do controle ao mosquito aedes aegypti e sobre como fazer uma composteira doméstica, ideal para quem mora em apartamento, com um modelo mais simplificado, porém funcional”, explicou. 

Os pets também tiveram vez no evento. Os tutores tiraram dúvidas e receberam orientações. Um deles foi Eduardo de Lira, que levou os cachorros para serem vacinados “foi bem tranquilo, fomos muito bem atendidos”.

Por Juliana Lila

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.