CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Ações do Outubro Rosa engajam, trazem mudanças e ensinamentos em unidades da Feso

05/11/2021 15:56:22

Palestras e cortes de cabelo gratuitos estiveram entre as ações promovidas na Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) para engajar colaboradores e toda a comunidade acadêmica no movimento de adesão mundial Outubro Rosa. 

Para estimular a luta contra a doença e reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, muitos vestiram - literalmente - a camisa rosa no dia 27 de outubro (dia D da campanha), uma forma de compartilhar informações e mostrar solidariedade às guerreiras que estão no combate ao câncer de mama. 



Doe cabelo, doe força!


Também no dia 27, profissionais dos salões de beleza Espaço Qualivita estiveram no campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto, transformando o visual de quem abraçou a campanha. 

É a terceira vez que Junior Lima, cabeleireiro que atua em Teresópolis há mais de 20 anos, abraça a causa nobre. “Trouxemos, ao todo, quatro profissionais para a ação porque acredito que, cada vez mais, pessoas têm que se envolver na causa”, afirmou Junior, que é sócio proprietário do Qualivita. Para ele, “as pessoas que aderem a esse sentimento perdem o apego ao cabelão e, ao mesmo tempo, incorporam uma nova imagem que vem por uma boa ação. São duas vertentes muito interessantes para quem participa”.

Este foi o quarto ano que a ação de arrecadação de fios é realizada no Unifeso. Ano passado, por causa da pandemia, não teve o movimento presencial de corte de cabelo, mas madeixas foram arrecadadas e encaminhadas à doação. Entre os colaboradores que sempre participaram da campanha esteve a Tatiana Silva, gerente de Materiais e Serviços. “É uma ação tão especial. Para quem corta é só um cabelo, que vai crescer. Mas para quem recebe é mais que um cabelo, é um sorriso muito alegre quando consegue uma peruca. É muito gratificante poder participar, porque eu já vivi isso de perto”, contou Tatiana, que foi motivada a deixar o cabelo crescer para doar quando sua mãe passava pelo tratamento de câncer. 

Foi a história de Tatiana que sensibilizou a gerente de Comunicação e Marketing do Unifeso, Luciana Basso, a propor para a instituição iniciar uma campanha dentro dos campi, de forma a engajar toda a comunidade acadêmica na causa. “Emocionada com todas as questões que passam por esta causa do Outubro Rosa, trouxe a proposta com a ideia de dar a oportunidade para mulheres e homens que tenham interesse em doar os fios, ou melhor, como estamos trazendo na campanha, doar força!”, contou Luciana.

“A confecção das perucas é uma causa importantíssima. Perdi uma madrinha com câncer de mama e acredito ser uma causa muito justa”, apontou Thainá Loureiro, auxiliar de finanças no Unifeso, ao cortar o cabelo. 

Estudantes como Wellington de Araújo Dias, graduando em Ciência da Computação, também participaram. “Já conhecia o projeto e resolvi doar depois de dois anos deixando crescer”, contou o estudante. Os fios doados serão encaminhados pela Feso para um hospital que faz a coleta deste material. 



Palestras


Uma rica e diversificada programação de palestras aconteceu no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) e nos campi Antonio Paulo Capanema de Souza e Quinta do Paraíso. Entre os assuntos que foram abordados estavam um bate-papo sobre a prevenção contra o câncer de mama e as palestras “O que você precisa saber sobre saúde da mulher” e “Sexualidade feminina: vamos quebrar esse tabu”. 



Por Giovana Campos

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.