CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Conferência discute a atuação do enfermeiro no serviço de hemodinâmica

28/10/2021 19:03:15

O curso de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) teve, dentre diversas atividades no VI Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (VI Confeso), a conferência “Atuação do enfermeiro no serviço de hemodinâmica”. O evento teve como palestrante convidada a enfermeira Fernanda Cordeiro Martins Ferreira.

O tema é pertinente ao momento atual da cidade de Teresópolis, cujo Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) inaugurou recentemente serviços em cirurgia cardíaca e hemodinâmica.  Fernanda é graduada em Enfermagem pelo Unifeso e se especializou em cardiologia pelo Instituto Nacional de Cardiologia, no Rio de Janeiro, onde atua até hoje. Ela foi convidada também pelo HCTCO a compor a equipe dos serviços de cardiologia do hospital.

"Apesar de a hemodinâmica ser minimamente invasiva, é um procedimento cirúrgico, então temos que nos paramentar adequadamente, conforme a sala exige. É uma medicina segura, quando utilizamos todos os equipamentos de proteção individual de forma correta, já que o equipamento, chamado Angiógrafo, se utiliza de Raios-X para a captura das imagens", disse a palestrante.

Fernanda contou que o enfermeiro que trabalha no serviço de hemodinâmica é responsável pela assistência integral do paciente, como entrevista pré-procedimento para avaliar história clínica; o exame físico e condições gerais do paciente; o posicionamento na mesa; a instalação de monitores; as assistências nas intercorrências, entre outras. Ela também destacou que o profissional deverá desenvolver atividades gerenciais de liderança, de recursos humanos e materiais, educação permanente e gestão de risco à saúde do trabalhador.

"O desempenho das atividades do enfermeiro como coordenador e gerente torna o setor mais eficiente e proporciona maior interação entre as equipes, favorecendo a prestação de um serviço de mais qualidade ao paciente", ressaltou.

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.