A aula magna do segundo semestre de 2021, do curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), teve um palestrante ilustre: o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alexandre de Souza Agra Belmonte. O evento aconteceu no canal do Unifeso no Youtube, no dia 1º de setembro (assista abaixo).
O tema da aula foi "Os efeitos das novas tecnologias nas relações de trabalho pós Covid-19". Dr. Agra Belmonte também é professor, doutor em Justiça e Sociedade pela Universidade Gama Filho e especialista em Direito Privado Aprofundado pela Universidade Federal Fluminense.
“Tivemos a honra de receber para a aula magna do segundo semestre o Ministro do TST Alexandre Agra Belmonte que, além de trazer uma análise histórica da evolução do direito do trabalho, proporcionou uma reflexão acerca do momento atual do mundo do trabalho e os principais impactos causados pela pandemia da Covid-19”, disse o professor Lucas Baffi, coordenador do curso de Direito do Unifeso.
O ministro falou sobre o porvir das relações de trabalho, não apenas por conta das novas tecnologias, como também pela pandemia da Covid-19. Para contextualizar, ele fez um retrospecto sobre as três Revoluções Industriais e seus impactos no sistema político, no regime econômico e nos costumes sociais. “As conquistas científicas continuaram a seguir seu rumo de forma progressiva. O mundo agora experimenta os efeitos de uma quarta Revolução Industrial, marcada por uma tecnologia que dispensa, no todo ou em parte, o trabalho humano em vários setores da produção. Ou seja, permite a produção, a distribuição, o comércio e prestação de serviço em inúmeras atividades sem a intervenção do homem. Alguns exemplos são as portarias eletrônicas em prédios residenciais ou comerciais, programas que editam livros eletrônicos, aplicativos que permitem movimentação bancária e financeira, entre outros”, contou o palestrante.
Ele destacou que toda essa tecnologia disponível hoje nos dá dimensão da quantidade de profissões que simplesmente se tornaram obsoletas e da redução de trabalhadores em atividades, até então, conhecidas. Sobre a pandemia da Covid-19, o ministro lembrou as inúmeras empresas que fecharam, colaborando para o aumento no número de desempregados. “Como o país conciliará a recuperação econômica e a geração de empregos no pós-pandemia? Enseja uma resposta inovadora, racional, célere e adequada às peculiaridades brasileiras, mediante parcerias entre entidades privadas e o Estado”, disse Agra Belmonte.
Por Juliana Lila