CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Conheça alguns procedimentos do Serviço de Hemodinâmica do HCTCO

08/09/2021 18:59:22

Conduzido por uma equipe especializada, o Serviço de Hemodinâmica do HCTCO está preparado para atender quadros de alta complexidade, inclusive os emergenciais, 24 horas ao dia durante todo ano. O equipamento de Hemodinâmica possui alta tecnologia para estudos, diagnóstico e tratamento de procedimentos diversos, entre eles os endovasculares. São técnicas minimamente invasivas, cuja vantagem é a redução do tempo de internação e complicações.

O responsável pelo serviço, Dr. Daniel Peralta, explica que o Equipamento de Hemodinâmica oferece diagnósticos “principalmente para pacientes que têm angina, dores no peito, cansaço e que podem ser pacientes que venham a sofrer um infarto e, nestes casos, conseguimos diagnosticar antes do problema acontecer e já tratar”.

O Cateterismo cardíaco é um exame para avaliação das coronárias, é rápido, dura em torno de 20 minutos e, em geral, é um procedimento sem dor. Segundo o Dr. Peralta, é muito tranquilo e com ele é possível avaliar o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco e diagnosticar qualquer possibilidade de infarto ou localizar a obstrução exata que está causando o infarto.

De acordo com ele, o tratamento, em geral, para as obstruções coronarianas é feito com o implante de stents, cujo procedimento se chama Angioplastia. “É um procedimento mais delicado e mais demorado, mas o paciente sai resolvido, porém resolutivo, pois com este equipamento é possível entender melhor a anatomia dele e fazer a intervenção terapêutica”, afirma o Dr. Peralta.

O cateterismo cardíaco direito, é destinado para as doenças congênitas do coração, indicado para pacientes com orifícios no coração, com comunicação entre os átrios e os ventrículos e é necessário a avaliação com o cateter. “Para pacientes que têm doenças nas válvulas do coração, é possível fazer uma avaliação hemodinâmica do funcionamento das válvulas e propor uma intervenção, colocando uma prótese cardíaca nestas válvulas ou até em orifícios do coração, chamados de comunicações”, conta.

Na avaliação cardíaca para paciente que tem disfunção ventricular, é possível verificar o funcionamento do músculo cardíaco. “O procedimento é feito por cateter, em que o colocamos nas coronárias e fazemos a injeção de contraste para conseguir visualizar as coronárias, usando uma quantidade pequena de contraste. O procedimento pode ser realizado, na maioria das vezes, pelo braço, pela artéria radial e, em menor número, pela perna, através da artéria femoral”, detalha.

Na Hemodinâmica também é possível fazer a avaliação por ultrassom ou por tomografia intracoronária, um método de imagem utilizado em casos mais complexos. Entre os benefícios para o paciente está o pós-procedimento, quando ele poderá se sentir aliviado imediatamente após a intervenção e tratado da doença que o levou ao hospital.



Por Giovana Campos

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.