CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Projetos de extensão aliam a prática à teoria e beneficiam a sociedade

02/09/2021 13:18:55

Já ouviu falar em projetos ou atividades de extensão universitária? Esses projetos fazem com que o aluno vá além da sala de aula, promovendo interação entre a faculdade e a sociedade. Ampliar o conhecimento, aprender sobre diferentes assuntos e obter uma formação mais completa são alguns dos propósitos alcançados pelo estudante que participa de projetos de extensão. Em conjunto com o ensino e a pesquisa, a extensão universitária compõe os três pilares de uma boa graduação.

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) tem uma direção específica que trata das atividades de extensão, oferecendo oportunidade para que os estudantes participem de programas diversos. O resultado final é o crescimento pessoal, acadêmico e social.

“A atividade de extensão é muito importante porque complementa na prática tudo que o aluno vê em sala de aula ou em pesquisa. Desenvolvemos algumas atividades de extensão em que coletamos informações que não estão disponíveis. É o que acontece, por exemplo, no Proteger Teresópolis e suas ramificações, como Proteger Rural, e o Proteger Motos, que será lançado em breve. São atividades de extensão que, além de associar a prática à teoria, ainda retorna para a sociedade”, explica a professora Roberta Montello Amaral, diretora de Pós-graduação Pesquisa e Extensão do Unifeso.

Ela lembra que o projeto Proteger Teresópolis coleta muitas informações que vão servir para o poder público agir. “A família Proteger já gera uma série de ações ao poder público no sentido de conscientizar a população com relação a estar vivendo em área de risco, quais medidas devem ser tomadas etc. Em um dos trabalhos de campo realizados pelos alunos encontramos uma família surda que não era beneficiada em nada com o sistema vigente de aviso de enchente e de chuvas fortes, e os alunos desenvolveram uma solução para aquela família. Eles criaram um produto novo que capta a onda sonora da sirene e começa a piscar. Esse é um exemplo claro da possibilidade de o aluno integrar o conhecimento à prática e devolver à sociedade parte do aprendizado dele, gerando um benefício social muito grande”, enfatiza a diretora.

Roberta conta que, além dos projetos, há também cursos de extensão, que ajudam o estudante a adquirir ainda mais conhecimento na área de formação antes, durante ou após a graduação. “Estamos sempre em busca de fortalecer o tripé pesquisa, prática e ensino”, garante a professora.

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.