CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Agenda 2030 e os ODS nas Salas Verdes são detalhados em palestra ministrada pela professora Ana Maria

31/08/2021 12:09:18

Os recursos naturais são finitos e, segundo a WWF-Brasil (World Wildlife Fund / Fundo Mundial para a Natureza), “neste ano gastamos os recursos que a Terra é capaz de renovar três semanas mais cedo do que em 2020”. O marco temporal identificado por cientistas como a última data para se evitar mudanças climáticas catastróficas é o ano de 2030, isto, por si só, justifica a iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) de estabelecer a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Neste contexto, a Sala Verde Que Te Quero Verde, um canal dedicado à Educação Ambiental, à divulgação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e à ampliação do conhecimento sobre o Bioma Mata Atlântica, convidou a professora Ana Maria Gomes de Almeida, coordenadora da Sala Verde Unifeso, para palestrar sobre o assunto. A apresentação “A agenda 2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável nas salas verdes” contou com a mediação do professor Bruno França e foi realizada no dia 11 de agosto, pelo canal no Youtube.

A palestrante iniciou esclarecendo o que é a Agenda 2030 e os 17 ODS. “A Agenda 2030 é o resultado de uma série de discussões entre os países membros da ONU que, em setembro de 2015, elaboraram um documento a qual deram o nome de Agenda 2030. Esta data se refere a indicadores e metas a serem alcançados até 2030 por todos os países membros da ONU, entendendo que são 93 Estados e que o Brasil também é signatário da Agenda 2030”, explicou a professora Ana. 

Segundo ela, o foco maior da iniciativa é a erradicação da pobreza. “A Agenda trabalha com 17 ODS, que têm 169 metas, e há indicadores precisos claros nestas metas”, destacou. Em sua palestra, a professora Ana Maria apresentou um vídeo da ONU que explica em detalhes a iniciativa e seus objetivos. Para se aprofundar sobre o assunto e conferir a explanação na íntegra, acesse aqui.



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.