CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




HCTCO realiza procedimentos, inéditos em Teresópolis, de cateterismo e revascularização com o serviço de Hemodinâmica

26/08/2021 18:41:50

Um marco histórico para a cidade e um grande avanço tecnológico da Medicina agora é realidade em Teresópolis. O recém-inaugurado serviço de Hemodinâmica do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) já está em pleno funcionamento e, nesta última semana, equipes multiprofissionais, em diversas especialidades médicas, puderam realizar procedimentos cirúrgicos antes nunca feitos na cidade, contando com a mais alta tecnologia e segurança para o paciente. “Um dia muito esperado e histórico para o hospital e para Teresópolis. Um grande trabalho em equipe”, resumiu a Dra. Rosane Rodrigues Costa, diretora Geral do HCTCO, agradecendo a todos os envolvidos.

Procedimento Endovascular

No dia 20 de agosto, aconteceu o primeiro procedimento cirúrgico de altíssima complexidade, para tratamento de um paciente com síndrome de cava superior. A técnica utilizada foi a primeira da América Latina que inclusive será alvo de publicação com a chancela da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso). Isso demonstra que, desde o início, estamos habilitados para procedimentos de alta complexidade com uma estrutura de ponta e também uma revascularização de membros inferiores, procedimentos inéditos na cidade, realizados no Serviço da Hemodinâmica.

Os procedimentos foram realizados pela equipe da cirurgia vascular coordenada pelo Dr. André Marchiori e formada também pelo Dr. Bruno Demier e Dr. Renan Carvalho.

A utilização do avanço tecnológico contribuiu para o melhor resultado e favoreceu a recuperação do paciente. “É um orgulho muito grande para todos nós, enquanto médicos, podermos participar desse momento, declarou o cirurgião vascular Bruno Demier.

“Teresópolis nunca teve uma hemodinâmica para o tratamento endovascular de membros inferiores. O sucesso do procedimento, a velocidade e a dinâmica de todo o material a ser utilizado funcionou de maneira muito mais fácil. Além disso, proporciona um pós-operatório muito mais seguro para o nosso paciente, maior facilidade para o sucesso do procedimento e a segurança é muito maior”, explicou o Dr. Bruno.  

Excelência nos serviços

O Dr. José Carbono, anestesiologista, atua há 25 anos em Teresópolis e também participou do procedimento. “Tudo preparado com muito carinho para dar à população um atendimento de alta qualidade”, avaliou. À convite do Dr. José, o anestesiologista Dr. Leonardo Albuquerque também esteve na cirurgia e disse estar encantado com a qualidade do serviço prestado no HCTCO e com o empenho do hospital para melhorar, a cada dia, o atendimento à população.

Primeiro cateterismo na cidade

Com o novo equipamento de hemodinâmica do HCTCO, já estão sendo realizados exames diagnósticos como o cateterismo cardíaco e as intervenções terapêuticas: implante de stents, implante de válvulas cardíacas por cateter, implante de próteses para o tratamento das doenças congênitas e estruturais, embolização de malformações arteriovenosas, tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outros. 

O Dr. Daniel Peralta, responsável pelo serviço de Hemodinâmica, realizou no dia 23 de agosto o primeiro cateterismo cardíaco da cidade, um procedimento bem rápido, que levou de 15 a 20 minutos. Ele ressalta que, com esta tecnologia e profissionais preparados, além da parte da cardiologia, “é possível realizar procedimentos de cirurgia vascular, e neurocirurgia e ainda há espaço para outras especialidades, como a radiologia intervencionista, que é um grande campo e pretendemos fazer, em breve”.

Segurança do Paciente

O Serviço de Hemodinâmica do HCTCO tem todos os Protocolos de Segurança do Paciente implementados, destacando o Protocolo de Segurança Cirúrgica que consiste na verificação de itens essenciais de todos os  processos cirúrgicos, promovendo uma cirurgia mais segura, pela adoção de uma lista de verificação de segurança cirúrgica antes, durante e após o ato cirúrgico. “O objetivo é garantir que todos os procedimentos sejam realizados conforme o planejado, atendendo aos cinco certos: paciente, procedimento, lateralidade, posicionamento e equipamentos”, destacou a enfermeira Juliana Kisling Ventin, presidente da Comissão de Segurança do Paciente na unidade.



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.