A Comissão Própria de Avaliação, também chamada de CPA, tem, dentre suas atribuições, planejar, organizar e promover os processos internos de avaliação institucional e dos cursos superiores ofertados. A Lei nº 10.861, de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), determina que em cada instituição de educação superior (IES) haja uma CPA mas, no Unifeso, a existência desta comissão antecedeu antes da determinação legal.
A CPA do Unifeso é uma comissão autônoma, formada por representantes dos diversos segmentos que constituem a comunidade acadêmica (professores, estudantes e técnico-administrativos) e também por membros da sociedade civil. "A CPA tem como principal finalidade realizar e acompanhar o processo de autoavaliação institucional. Para isso, realiza pesquisas que são utilizadas como norteadoras para construção do plano de desenvolvimento do Unifeso”, explica a professora Vivian Paim, coordenadora da CPA.
Vivian conta que as pesquisas da CPA possuem um processo dinâmico de caráter ativo, proporcionando o aprimoramento dos processos de gestão e planejamento, assim como o fortalecimento do Unifeso. O programa de autoavaliação institucional coordenado pela CPA abrange graduação e pós-graduação e contempla vários projetos, dentre eles a Avaliação Docente, o Teste de Progresso e a pesquisa CPA.
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Por Juliana Lila e Giovana Campos