CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Choro e Tecelagem foram as atrações do mês de julho no CCFP

04/08/2021 15:59:07

A agenda 2021 do Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFP) tem trazido concertos e exposições capazes de agradar a gostos variados. Em julho, foi a vez do choro invadir o palco do centro cultural com a apresentação do grupo Choro em 3, que aconteceu no dia 31 e teve transmissão pelo canal do CCFP no Youtube. 

Também no dia 31, a Galeria de Artes do recebeu o projeto “CONTOS e FIOS – A Feminina Arte de Fiar e Tecer”. A exposição gratuita está aberta à visitação presencial até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Para quem preferir ver as obras de casa, a mostra também está disponível no site do centro cultural.

Choro disruptivo

O grupo Choro em 3 tem a proposta de divulgar o repertório de choro com uma formação musical diferente. “Um grupo regional de choro comum é composto por violão de sete cordas, cavaquinho, pandeiro, e um sopro, como a flauta. No nosso caso temos bandolim, violão ou viola caipira e bateria, que, apesar de não ser do choro, amplia muito o leque de possibilidades sonoras e rítmicas, e gostamos muito de explorar esse lado”, declarou o bandolinista João Fernando.

Completam o trio os experientes músicos Alexandre Guichard, no violão; e Hélio Ratis, na percussão. A apresentação homenageou os principais compositores do gênero, como Pixinguinha, Waldir Azevedo e Jacob do Bandolim. Assista abaixo.

Tecendo histórias

O projeto “CONTOS e FIOS – A Feminina Arte de Fiar e Tecer” nasceu nas aulas do Atelier de Tecelagem do CCFP e propõe recontar/documentar em livro digital 12 histórias tecidas de palavras, linhas, fios, sonhos, mitos, fábulas e fantasias. As histórias recontadas são todas de domínio público e ajudam a refletir a essência e o olhar sobre esse mundo imemorial, ancestral nos dias de hoje. Tratam da capacidade humana e feminina de cuidar de si, do lar e ainda dar conta de sua extensa produção manual destinada à casa, ao trabalho, à educação e às artes.

A iniciativa da professora Silviane Lopes, do Atelier Têxtil, ganhou forma com a parceria da escritora Ana Maria de Andrade, do Instituto AMA Leitura, ambos situados no bairro do Alto, em Teresópolis (RJ). As ilustrações do livro foram realizadas por alunas do Atelier de Tecelagem e artistas têxteis convidados. Confira

Por Juliana Lila e Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.