28/07/2021 19:01:28
Alessandra Tarcsay, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), apresentou as considerações sobre seu artigo “Orla Conde, a ligação entre o MAR (Museu de Arte do Rio) e o AquaRio: análise do projeto edificado”, no Congresso da Reabilitação (CONREA 2021), realizado nos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho, pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, de Portugal.
O evento promoveu o debate dos três temas gerais: Reabilitação Sísmica, Reabilitação do Patrimônio e Projeto no Congresso, e convidou os melhores especialistas nas áreas para debater estes três temas em três dias, de modo a aprofundar o conhecimento em áreas consideradas essenciais na intervenção no patrimônio edificado.
A professora Alessandra explica que, no estudo apresentado, ela conciliou sua experiência profissional como arquiteta do projeto do AquaRio e pesquisadora do doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense. “O trabalho se debruça sobre um olhar específico à questão da permanência de duas antigas estruturas arquitetônicas: o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio). Na justificativa, destaca-se a importância da realização da análise dos projetos citados e sua integração com a extensão da Orla Conde, haja visto que no projeto original esse trecho permaneceria com o traçado original. O trabalho traz uma reflexão profunda sobre patrimônio e os impactos sofridos ao lugar pelo Projeto do Porto Maravilha”, contou.
Inscrições abertas para fazer Arquitetura e Urbanismo no Unifeso
Quem quer acompanhar de perto profissionais renomados como a professora Alessandra, pode se inscrever, até 6 de agosto, gratuitamente pelo site, no processo seletivo do Vestibular para ingresso ainda neste segundo semestre. São 10 diferentes graduações oferecidas para iniciar a jornada acadêmica na melhor infraestrutura da Região Serrana.
Por Giovana Campos