O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, visitou as novas instalações do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), no dia 6 de julho. O compromisso fez parte da agenda de programações do aniversário de 130 anos de Teresópolis e contou com a participação do prefeito, Vinicius Claussen, do vice-prefeito e médico, Ari Boulanger, dos secretários de Saúde do estado e do município, Alexandre Chieppe e Antônio Henrique Vasconcellos.
As autoridades foram recebidas pelo presidente do Conselho Diretor da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), Antonio Luiz da Silva Laginestra; do diretor geral da Feso, Dr. Luis Eduardo Possidente Tostes; e da diretora geral do HCTCO, Dra. Rosane Rodrigues Costa. Os visitantes conheceram a ala com dez novos leitos de UTI e a sala com o novo equipamento de hemodinâmica, que identifica obstruções das artérias coronárias ou avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco com a finalidade de diagnosticar uma possibilidade de infarto agudo do miocárdio ou determinar a exata localização da obstrução que está causando o infarto. Até então, os pacientes de Teresópolis eram encaminhados para outras cidades para realizar esses procedimentos, já que na cidade ainda não havia infraestrutura, equipe especialista e equipamentos necessários.
Inicialmente, os serviços de hemodinâmica estarão disponíveis para pacientes particulares, o hospital está em negociação com as operadoras de saúde. O objetivo é que os pacientes do Sistema Único de Saúde também sejam atendidos, para isso, o HCTCO aguarda a habilitação e o credenciamento junto ao SUS através da Secretaria Estadual de Saúde.
“É uma alegria ver um hospital tão bem estruturado e bem conservado. O que tiver de leitos aqui para financiar, contem conosco. O estado fazendo a sua parte, em parceria com a prefeitura, conseguirá levar mais saúde e mais serviço para a nossa população”, disse o governador.
Por Juliana Lila