CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Unifeso abre seleção para estudantes de Medicina Veterinária e Nutrição para participarem do Projeto Proteger Teresópolis Rural

01/07/2021 12:53:21

Diante do sucesso nas atividades e dos resultados do Projeto Proteger Teresópolis, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) lançou a primeira edição do Proteger Teresópolis Rural: Diagnóstico Socioeconômico, Ambiental e de Saúde na Produção Agrícola Municipal, que tem parceria com as secretarias municipais de Agricultura e de Meio Ambiente. 

A iniciativa tem por objetivo promover um diagnóstico econômico, social, sanitário, produtivo e ambiental da atividade agropecuária de Teresópolis, por meio da coleta de dados e da geração de indicadores. O produto esperado é o desdobramento do diagnóstico em ações e políticas públicas e privadas para o desenvolvimento regional, preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e da população rural do município.

“Ficamos tão motivados com esta experiência que trouxemos uma proposta para fazer o Proteger Rural, entendendo a característica da cidade de grande produtor de hortaliça. Precisamos levantar a questão do agrotóxico e do orgânico, além dos riscos do trabalhador rural, ou seja, questões que abrangem as áreas relacionadas aos nossos cursos de Medicina Veterinária e de Nutrição”, aponta a professora Verônica Santos Albuquerque, reitora do Unifeso. 

Acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de Medicina Veterinária (do 1° ao 7° período) e Nutrição (1° ao 5° período) podem participar da seleção de estudantes bolsistas para a primeira fase do projeto. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 7 de julho, através do e-mail protegerrural@unifeso.edu.br, mediante do envio de ficha de inscrição preenchida (baixe aqui). 

O edital (confira aqui) prevê 17 bolsas para estudantes, visando o desenvolvimento de ações de extensão e de pesquisa, regidas pelo princípio institucional da integração ensino-trabalho-cidadania. Nesta primeira fase, os estudantes contemplados receberão seis parcelas de R$ 150,00, de julho a dezembro de 2021, que poderão ser prorrogadas por mais 12 meses em 2022.

Todos os selecionados deverão ter disponibilidade de dedicação de seis horas semanais (presenciais e/ou a distância) para as atividades do projeto. As atividades presenciais incluem participação de reuniões, seminários do projeto, capacitações e atividades de campo, com visitas às propriedades rurais no 2º e 3º Distritos de Teresópolis para entrevistas com os produtores sob supervisão. Tais atividades acontecerão prioritariamente nos períodos da manhã e da tarde.

Mais informações pelo e-mail protegerrural@unifeso.edu.br.



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.