21/05/2021 17:32:22
No dia 13 de maio, foi lançado o projeto Doe Sangue e Vida, uma iniciativa de estudantes do curso de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) junto com a coordenação do curso de Enfermagem e com a parceria do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes). A ação vem fortalecer a Integração Ensino-Trabalho-Cidadania (IETEC) através de um projeto de sensibilização para fortalecer a doação de sangue para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Teresópolis, neste delicado momento de pandemia. Participaram dirigentes e professores do Unifeso, estudantes e representantes da gestão municipal.
Durante a cerimônia de lançamento, o secretário municipal de Saúde, professor Antonio Henrique Vasconcellos, ressaltou que é um projeto muito importante para o município. ‘’A Feso tem este impacto social e este é um ganho muito intenso. Hoje o município trabalha para a reforma do banco de sangue municipal que esperamos, em breve, inaugurar, e já deixo aqui o convite para todos os participantes deste projeto estarem presentes. Vamos fazer uma grande corrente no nosso hemonúcleo, todo reformado e reestruturado, e com certeza vamos salvar vidas”, pronunciou o secretário. Segundo ele, “ver os alunos envolvidos na iniciativa é um prazer enorme, sabendo que pessoas precisam de doação de sangue. Hoje temos cerca de 120 pacientes dialíticos que têm dificuldade imensa de transfusão”.
A subsecretária de Atenção à Saúde, Patrícia Aragão, que é egressa do curso de Enfermagem do Unifeso, também destacou a relevância do projeto neste momento. “Em 2020 houve uma queda na doação de sangue, e como a reposição é frequente e necessária, fica evidente a importância desta campanha”, contou.
Patrícia Barbosa, responsável pelo Hemonúcleo Municipal, aproveitou a oportunidade para lembrar que o banco de sangue está aberto a todos. “Tentamos sempre buscar doadores, já que nesta pandemia, devido a todas as restrições e também à questão da vacina, as doações caíram muito".
“O Unifeso sempre mantém a responsabilidade social de estar desempenhando projetos sociais com a parceria com o município, com o foco do cuidado”, ressalta a supervisora de ensino, professora Renata Mendes.
Saiba mais sobre o projeto Doe sangue e vida
“Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é um ato de vida, um ato de cidadania. O processo é rápido e seguro e pode ser feito em menos de uma hora". A mensagem é dos estudantes do primeiro período do curso de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), que estão promovendo o projeto. Trata-se da proposta de um trote que estimule a prática cidadã, da doação de sangue. Os estudantes, junto com o Diretório Acadêmico de Enfermagem do Unifeso Professor Luis Claudio da Rocha Fraga, pretendem sensibilizar os estudantes, amigos e familiares dos estudantes do Unifeso para que se voluntariem à doação de sangue e fidelizem este gesto de cidadania.
Por Giovana Campos