21/05/2021 16:30:28
“Mais uma Semana de Enfermagem planejada com muito carinho”, declarou a professora Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), ao proferir a solenidade de abertura da 24ª Semana de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e da 82ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), que aconteceu de 12 a 14 de maio, no formato on-line, com a participação de estudantes, professores e profissionais de enfermagem. “É um evento que traz sempre discussões qualificadas, importantes, atuais, necessárias neste momento dentro da realidade que estamos vivendo”, completou Mariana.
A mesa de abertura foi conduzida pela professora Selma Vaz Vidal, coordenadora do curso de Enfermagem do Unifeso, e contou com a fala da professora Rosane Rodrigues Costa, Diretora Geral do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO). “Diante de tudo o que estamos vivendo, desde 2020 e entrando em 2021, com uma crise sanitária assolando o nosso país, estamos mais fortalecidos. A equipe de enfermagem sempre fez a diferença e, neste momento de crise, sabemos da importância do cuidado, das precauções, da exposição dos nossos profissionais diante dessa pandemia. É um trabalho edificante, pelo qual tenho muito respeito”.
Para o professor Antonio Henrique Vasconcellos da Rosa , secretário de Saúde em Teresópolis, foi um dia para se comemorar, mesmo diante do momento triste em que estamos vivendo. “Não podemos deixar de lembrar dos nossos colegas que se foram e que não deixaram de lutar até o final pela vida, pela saúde da família e pela recuperação do paciente. Nunca vi tantas ações de enfermeiros como nesta pandemia. A classe tem sido, cada vez mais, reconhecida pelo seu importante papel”, disse na abertura.
A enfermeira Adriana Coutinho, diretora de Enfermagem no HCTCO, ressaltou que “somos, aproximadamente, 28 milhões de profissionais de Enfermagem no mundo, sendo 2,4 milhões registrados no Brasil e, com isso, conseguimos entender a importância que temos neste combate à pandemia da Covid-19, assim como nas demais doenças que aparecem”.
Adriana confessou, ainda, o receio que uma doença desconhecida causou aos profissionais de saúde, e como estão sendo bravos no combate ao novo Coronavírus. “Nos tínhamos muito medo deste desconhecido, mas não recuamos, estamos lutando, buscando experiências de outros países e sempre estudando diretrizes, protocolos, sendo treinados e seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, estamos firmes e na esperança”, destacou.
A Semana teve a contribuição dos estudantes do Diretório Acadêmico de Enfermagem Professor Luís Claudio da Rocha Fraga (DAENF) na organização, e de demais estudantes do curso, que também participaram do evento e conduziram a mesa redonda “O trabalho de Enfermagem no contexto de crise da Covid-19”, que contou com as palestrantes enfermeiras Juliana Kisling Ventin e Raquel Coelho de Oliveira e as moderadoras Adriana Coutinho da Silva Fonte, diretora de Enfermagem do HCTCO, e Selma Vaz Vidal, coordenadora do curso de Enfermagem do Unifeso.
A Semana seguiu com vasta programação, tendo a apresentação do projeto “Doe sangue e vida”, explanações da Liga de Enfermagem na Saúde da Mulher, palestra sobre “O protagonismo dos estudantes de enfermagem na pandemia”, homenagem aos técnicos de enfermagem e discussão sobre o tema “Os cuidados de vida durante a pandemia”.
Por Giovana Campos