Quando o aluno inicia uma graduação está em busca de crescimento e da melhor formação. E quando se fala em Medicina, esta preocupação em vivenciar os melhores conteúdos é constante, pois a profissão exige uma atuação minuciosa. Por isso, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) investe em recursos que possibilitem a melhor formação médica, tanto na parte prática como na teórica
Os cenários de práticas, próprios e conveniados, são diversos (confira aqui), e a infraestrutura para o aprendizado teórico deixa o curso de Medicina em destaque na Região Serrana e entre os melhores do país.
Para deixar o MedTerê mais atualizado para a atuação na Medicina, o Unifeso mantém laboratórios modernos e especializados para o ensino médico, com equipamentos de ponta, que podem ser utilizados pelos alunos para estudo fora dos momentos de aulas, como em monitorias e atividades de pesquisa, por exemplo.
- Conheça os principais laboratórios utilizados pelos futuros médicos
Laboratório multidisciplinar 1 (Anatomia Patológica)
É estruturado para as disciplinas de Anatomia Patológica, capacitando o aluno para diagnosticar doenças com base no exame de biópsias, peças cirúrgicas e órgãos retirados em autópsias. Neste laboratório é possível correlacionar sintomas, sinais clínicos, exames laboratoriais e por imagem com as alterações macro e microscópicas das estruturas orgânicas examinadas e fornecer informações referentes à etiopatogenia das doenças, promovendo melhor compreensão dos processos patológicos.
Laboratório multidisciplinar 2 (Microbiologia)
Já este é estruturado para atender as disciplinas de Microbiologia e Imunologia. É onde os alunos estudam a Morfologia e Ultra-Estrutura de Bactérias, a Morfologia e Estrutura dos Vírus, Bacteriófagos, Viróides, Príons, assim como a Morfologia e Estrutura dos Fungos Unicelulares e Filamentosos, entre outros.
Laboratório multidisciplinar 3 (Bioquímica)
Este já é o cenário para as disciplinas de Bioquímica Clínica, onde os alunos realizam uma avaliação laboratorial das funções renal, hepática e endócrina, da enzimologia clínica, dos distúrbios do metabolismo dos carboidratos e das dislipidemias e os principais métodos bioquímicos utilizados no laboratório de análises clínicas.
Laboratório multidisciplinar 4 (Histologia)
As disciplinas de Histologia é onde os alunos adquirem um conhecimento geral dos tecidos e sistemas que compõem o organismo humano.
Laboratório multidisciplinar 5 (Anatômico)
Esta é a estrutura das famosas aulas de Anatomia, onde o aluno aprende as principais estruturas anatômicas, com especial atenção ao reconhecimento da nomenclatura e posição anatômica; planos, eixos e conceitos sobre a construção geral do corpo humano: sistemas ósseo, articular, muscular, circulatório e respiratório
Laboratório multidisciplinar 6 (Laboratório de Habilidades)
Muito bem equipado, este laboratório atende a todas as disciplinas de Habilidades Técnicas, onde o aluno aprende a desenvolver competências para que o estudante de medicina realize a anamnese e o exame físico normal com discernimento elementar de alterações patológicas mais frequentes, facilitando o desenvolvimento do conhecimento médico, do raciocínio clínico básico, das habilidades e atitudes necessárias para uma correta aplicação das diversas técnicas semiológicas e do estabelecimento de uma relação estudante paciente adequada com noções de bioética, biossegurança e humanização, respeitando e interagindo com as equipes multidisciplinares.
Laboratório de Pesquisa de Biofotônica e Fotobiologia
Neste local o estudante realiza técnicas de microscopia em biofotônica, ou seja, microscopia em sistemas biológicos usando raios laser, que permite observações não-destrutivas das células (ou seja, em células vivas), a determinação de que substâncias compõem suas partes e a observação de processos fisiológicos em andamento.
Laboratório de Ciências de Animais de Laboratório
Estruturado para atender às pesquisas em animais de laboratório, além de oferecer aos estudantes informações básicas sobre bem estar animal, abrangendo características fisiológicas, comportamento, reprodução, nutrição nas espécies de maior utilização, bem como noções sobre sua produção em biotérios e posterior utilização em pesquisas
- Inscrições abertas para se tornar MedTerê
Os interessados utilizar esta infraestrutura de ponta devem aproveitar a oportunidade de se tornar MedTerê: estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina Unifeso 2021.2. São duas formas de ingresso: prova on-line e nota do Enem. As inscrições devem ser feitas pelo site. Confira o edital.
Por Giovana Campos