Dispneia é o termo médico usado para o que chamamos comumente de falta de ar ou de dificuldade de respirar. No Podcast Unifeso, o professor Mario Castro discute a natureza potencialmente grave dos pacientes acometidos por tal sintoma.
Segundo o professor, o tema dispneia foi escolhido pelo contexto potencialmente muito grave do momento atual que nós vivemos. “Vemos os níveis alarmantes de casos de Covid-19, mas não é apenas a Covid-19 que leva à falta de ar. Existem outras causas igualmente merecedoras de muita atenção, porque sempre que um doente está com dispneia ele se encontra num risco iminente de perda de vida, e é importante uma atuação médica bem orientada e bem dedicada. Aliás, não apenas uma atuação médica, mas também multiprofissional, de fisioterapia e de enfermagem, abordando adequadamente o paciente no sentido de buscar a sua recuperação”, explicou.
Partindo de uma subdivisão em causas espontâneas e precipitadas por trauma, o professor convidado aborda no bate-papo o diagnóstico diferencial e a rotina de investigação diagnóstica de causas cardiológicas e respiratórias, discutindo com maior profundidade os contextos representados pelas cardiopatias, tromboembolismo pulmonar, asma e DPOC. Por fim, Mario Castro discute a ocorrência de dispneia no paciente politraumatizado, destacando o significado do pulso arterial paradoxal. Ouça aqui.
Por Juliana Lila