CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




CPA divulga o Relatório de Autoavaliação Institucional do triênio 2018-2020

21/04/2021 17:21:25

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) divulga o Relatório de Autoavaliação Institucional do triênio 2018-2020. A Pesquisa CPA é realizada por meio do lançamento de um edital em que são escolhidos pesquisadores dos diversos segmentos que constituem a comunidade acadêmica do Unifeso. Os pesquisadores realizam a avaliação junto às comunidades interna e externa com base nas dez dimensões preconizadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES, agrupadas em cinco eixos avaliativos.

“O Programa de Autoavaliação Institucional (PAAI) tem a perspectiva de analisar criticamente a realidade institucional, buscando o aperfeiçoamento dos processos de trabalho. Trata-se de uma avaliação com perspectiva diagnóstica e estratégica, tendo como norteadores os instrumentos de avaliação do MEC e as Diretrizes do Projeto Pedagógico Institucional-PPI. Destacamos no relatório a ampliação do número de participantes e dos segmentos respondentes em relação às pesquisas anteriores. Outro ponto que merece destaque foi o aprimoramento da metodologia utilizada”, explica Vivian Paim, coordenadora da CPA.

O questionário foi aplicado nos diversos espaços do Unifeso, alcançando, no ano de 2019, o total de 2.059 respondentes. Destas, 187 repostas eram relacionadas ao corpo docente (graduação e pós-graduação); 1.429 ao corpo discente (graduação e pós-graduação); 347 aos funcionários técnico-administrativos (incluindo alguns gestores) e 96 correspondiam à sociedade civil.

Planejamento e Avaliação Institucional

Com relação ao Teste de Progresso, 95% dos docentes entrevistados concordam que o Unifeso divulga a realização da avaliação. No quesito divulgação dos resultados, 86% afirmam que o Unifeso divulga os resultados. Sobre a realização de melhorias baseadas nos resultados do Teste, 75% dos professores concordam que o Unifeso realiza ações para otimizar o crescimento cognitivo de seus alunos. A última afirmativa diz respeito à apropriação por parte dos docentes do resultado do Teste de Progresso para melhoria as suas aulas, 74% afirmam utilizar os resultados.

Com relação ao Teste de Progresso, 85% dos discentes entrevistados concordam que o Unifeso divulga a realização da avaliação. No quesito divulgação dos resultados, 76% afirmam que o Unifeso divulga os resultados. Sobre a realização de melhorias baseadas nos resultados do Teste, 49% dos alunos concordam que o Unifeso realiza ações para otimizar o crescimento cognitivo de seus alunos. A última afirmativa diz respeito à apropriação por parte dos discentes do resultado do Teste de Progresso para melhoria de seus estudos, 55% afirmam utilizar os resultados.

Dos docentes entrevistados, 74% conhecem a CPA, 82% afirmam conhecer os projetos da CPA e 72% concordaram que a CPA Unifeso faz um bom trabalho. Por outro lado, apenas 39% dos alunos entrevistados conhecem a CPA Unifeso. Os resultados sobre as atividades realizadas pela CPA são melhores, haja visto que os discentes participam ativamente de pelo menos duas dessas ações: o Teste de Progresso e a Avaliação Docente. Então 54% afirmaram conhecer os projetos da CPA. Assim, 44% dos entrevistados concordaram que a CPA Unifeso faz um bom trabalho. A Comissão Própria de Avaliação também foi avaliada pelos técnico-administrativos: 66% concordam que conhecem a CPA, 67% afirmaram conhecer os projetos da CPA e 63% concordam que a CPA Unifeso faz um bom trabalho.

Desenvolvimento Institucional

Os estudantes, docentes e funcionários técnico-administrativos foram questionados se as ações voltadas à valorização e promoção da diversidade do meio ambiente e dos direitos humanos e da igualdade étnico racial são comuns aos cursos do Unifeso. A grande maioria dos entrevistados concordou: 88% dos docentes da graduação; 66% dos docentes da pós-graduação; 64% dos estudantes da graduação; 51% dos estudantes da pós-graduação e 68% dos funcionários técnico-administrativos.

Sobre as políticas institucionais e ações acadêmico-administrativas para a pesquisa ou iniciação científica, 69% dos professores da graduação concordam que o Unifeso promove ações de pesquisa e de iniciação científica. Os números nos outros grupos foram: 89% (professores da pós-graduação); 77% (estudantes da graduação) e 80% (estudantes da pós-graduação).

Comunicação

A pesquisa quis saber sobre a comunicação da Instituição de Ensino Superior com a comunidade interna. A primeira afirmativa verificou se o Unifeso possui canais de comunicação interna, 87% dos docentes da graduação concordam, seguidos por 78% dos docentes de pós-graduação; 77% dos docentes da pós-graduação EaD; 69% dos estudantes da graduação; 66% dos estudantes da pós-graduação e 81% dos funcionários técnico-administrativos.

A pesquisa também intencionou verificar o conhecimento quanto ao serviço de Ouvidoria implantado pelo Unifeso, há algum tempo. A grande maioria disse conhecer o serviço: 77% (docentes da graduação); 78% (docentes de pós-graduação); 85% (docentes de pós-graduação EaD); 67% (estudantes da graduação); 75% (estudantes da pós-graduação) e 88% (funcionários técnico-administrativos).

Quanto à questão de seguirem o Unifeso nas redes sociais, 71% dos docentes de graduação afirmaram seguir; 77% dos docentes de pós-graduação e 62% dos docentes de pós-graduação EaD. Os estudantes da graduação que seguem o Unifeso nas redes sociais somam 77% e os estudantes da pós-graduação, 86%. Já 82% dos funcionários técnico-administrativos afirmaram seguir.

Infraestrutura

A pesquisa também buscou compreender o olhar dos estudantes sobre a infraestrutura da instituição de ensino. A infraestrutura física de todas as salas de aula do Unifeso foi avaliada pelos discentes, em que 75% concordaram com a disponibilidade de mobiliário adequado (mesas, cadeiras, quadros) nas salas de aula; 73% concordam que as salas de aula possuem manutenção e conservação adequados; 68% concordam que as salas de aulas permitem diferentes arranjos físicos no processo de ensino aprendizagem (formação de círculos, deslocamento de mobiliário); 73% concordam que as salas de aula possuem acessibilidade; 68% concordam que as salas de aulas atendem às necessidades com relação à Tecnologia de Informação e Comunicação (data show, computador, internet, entre outros); 88% concordam que as salas de aulas possuem iluminação suficiente e 89% concordam que as salas se encontram limpas para a utilização nas aulas.

Foi avaliada também a infraestrutura física dos auditórios pelos discentes, em que 84% concordam que os auditórios possuem manutenção e conservação adequadas; 78% concordam que os auditórios são adequados às atividades realizadas; 75% concordam que os auditórios possuem acessibilidade; 80% concordam que os auditórios atendem às necessidades com relação à Tecnologia de Informação e Comunicação; 91% concordam que os auditórios possuem iluminação suficiente e 92% concordam que os auditórios se encontram limpos para a utilização.

A infraestrutura dos laboratórios também foi avaliada pelos discentes, em que 75% concordam possuir serviços de apoio técnico próprio nos laboratórios; 71% concordam que os laboratórios possuem acessibilidade; 71% concordam que os laboratórios atendem às necessidades com relação à Tecnologia de Informação e Comunicação; 48% concordam que existe aquisição periódica de equipamentos inovadores; 73% concordam que os equipamentos dos laboratórios possuem manutenção e conservação adequadas; 66% concordam com a disponibilização de quantidade adequada de insumos de materiais para a prática e 69% concordam com a disponibilização de quantidade adequada de equipamentos para a prática.

As bibliotecas do Unifeso também foram avaliadas pelos discentes, em que 84% concordam que as bibliotecas têm acessibilidade; 88% concordam que elas dispõem de recursos tecnológicos para consulta, empréstimo e organização de acervo; 87% concordam que possuem estações individuais e coletivas para estudo; 92% concordam que possuem iluminação suficiente e 95% concordam que as bibliotecas se encontram limpas para utilização.

Confira o relatório na íntegra aqui

Por Juliana Lila

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