CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Cartilha Minutos do Saber: Saiba como atender o deficiente auditivo

21/04/2021 12:42:30

A surdez ou deficiência auditiva consiste na perda parcial ou total da capacidade de detectar sons. Pode acontecer por causas congênitas, quando a pessoa já nasce com a deficiência, ou adquirida ao longo da vida por uma predisposição genética, traumatismo ou doença que afete o sistema auditivo. Para instrumentalizar o corpo docente e discente a respeito da diversidade na acessibilidade, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (Nappa) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) desenvolveu uma série de cartilhas, chamadas Minutos do Saber.

O objetivo é buscar o melhor desenvolvimento acadêmico dos estudantes com deficiência e o auxílio aos professores, disponibilizando informações e estratégias para acompanhar o estudante durante a sua trajetória. Além da Deficiência Auditiva, as cartilhas tratam de temas diversos, que abordam questões relacionadas à Deficiência Física, Deficiência Intelectual, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Dislexia. 

“Em consonância com as demandas oriundas das dificuldades de aprendizagens acadêmicas apresentadas pelos estudantes que são atendidos pelo Nappa, o setor desenvolveu uma série de cartilhas com temas bastante recorrentes e que devem contribuir para melhor compreensão dos casos, tanto pelos estudantes como pelos professores que os acompanham”, explica a professora Gicele Faissal de Carvalho.

Deficiência auditiva

É primordial conhecermos mais sobre o universo da surdez. O objetivo é que pessoas deficientes auditivas tenham acesso à comunicação e que tenham mais participação na sociedade. Para que essa regra seja cumprida são necessárias a conscientização e a divulgação da necessidade de inclusão social através da comunicação. 

Uma das estratégias mais utilizadas para o deficiente auditivo não oralizado é a aplicação da Língua Brasileira de Sinais, fundamentada pela Lei Federal nº. 10.436, de 24 de abril de 2002 e regulamentada pelo Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005. O Unifeso disponibiliza intérprete de LIBRAS para os estudantes com deficiência auditiva.

Leia a cartilha aqui

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.