24/02/2021 18:15:56
*Foto de arquivo, tirada antes da pandemia.
O compromisso da Instituição com as questões ambientais teve um grande avanço em 2014, quando aconteceu a inauguração oficial da Sala Verde Unifeso - Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). “Nossa proposta é que seja um cenário vivo. O que importa é nos unirmos para desenvolvermos atividades de educação ambiental e promovermos uma mudança de mentalidade”, pronunciou na época, o professor Luis Eduardo Possidente Tostes, Diretor Geral da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso).
Ao longo dos anos, a proposta foi se consolidando através de estratégias que estabelecem políticas institucionais de sustentabilidade socioambiental e integram ações existentes na instituição, promovendo eventos com ações socioambientais voltadas para a comunidade.
Entre estas ações, destacam-se uma rica programação na Semana do Meio Ambiente, palestras, circuitos, atividades lúdicas com jogos e aplicativos, relatos de experiência, exposição de painéis, distribuição de panfletos, entre outras.
A Sala Verde Unifeso tem a chancela da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Educação Ambiental. Sob a coordenação da profa. Dra. Ana Maria Gomes de Almeida, é um projeto ligado à Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e tem como objetivo orientar e conscientizar a sociedade teresopolitana sobre as várias faces da Educação Socioambiental de modo a mudar os hábitos, os conceitos e as atitudes em relação ao meio ambiente.
Agora, em 2021, os objetivos da Sala Verde estão articulados com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Unifeso e englobam a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (os 17 ODS), o que será divulgado com mais detalhes nas próximas semanas.
Quer saber mais sobre a Sala Verde e conferir no acervo o material produzido? Acesse aqui.
Por Giovana Campos