CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Reitoria dá boas-vindas aos docentes e anuncia os temas da agenda para 2021

04/02/2021 12:22:09

O retorno gradual às atividades presenciais, o aprofundamento nas questões que envolvem os modelos híbridos de ensino-aprendizagem e a implantação institucional do modelo de gestão da avaliação discente são os principais temas da agenda docente para 2021, conforme informou a reitora do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), Verônica Albuquerque. Segundo a professora, o ano inicia com novos desafios, pois ainda vivemos uma situação de pandemia de Covid-19 ativa, no entanto, as normatizações das autoridades sanitárias e de educação têm apontado para um retorno paulatino das atividades educacionais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino.

Em Teresópolis, a prefeitura municipal concederá o alvará Covid de segundo estágio, que inclui a permissão de atividades presenciais nas escolas e universidades, a partir de providências e medidas de segurança que já vêm sendo tomadas pelo Unifeso. “As aulas retornam no dia 22 de fevereiro e, tão logo tenhamos o alvará, trabalharemos em modalidade híbrida. Para isso, entre os dias 4 e 22 de fevereiro, os professores serão convidados por seus coordenadores de curso a participarem de atividades de capacitação e planejamento, fundamentais para a organização do primeiro semestre letivo”, disse Verônica. 

A proposta é que parte das disciplinas siga funcionando em formato totalmente on-line, para a diminuição da circulação de pessoas nos campi, e que outros componentes curriculares e disciplinas retornem ao formato presencial com divisão das turmas em grupos menores. Para isso, medidas de segurança sanitária estão em curso e parte das salas nos campi Sede e Quinta do Paraíso foi equipada para que os professores possam ministrar as aulas com transmissão simultânea. “Os professores que tiverem suas disciplinas selecionadas para atuarem desta forma, receberão orientações específicas nesse início de semestre”, garantiu a reitora. 

Ela anunciou que, no dia 8 de fevereiro, às 18h, haverá uma conferência com o professor José Moran, pelo canal do Unifeso no Youtube, destinada a todo o corpo docente. “O professor José Moran é pesquisador sobre educação transformadora e falará sobre ensino híbrido. A partir desta atividade, um ciclo de reflexões acontecerá ao longo do ano, para que possamos nos aprofundar no estudo dos modelos híbridos, com o objetivo de fortalecer nossos processos de ensino-aprendizagem. Além dos treinamentos específicos para a utilização das novas tecnologias e das reflexões sobre ensino híbrido, também retornaremos o movimento de aperfeiçoamento da gestão da avaliação discente, iniciada em 2019 e paralisada em 2020. Para isso, retomaremos o termo de referência elaborado em 2019 sobre confecção e correção das provas”, ressaltou Verônica, lembrando que, em março, os professores receberão da reitoria as instruções específicas para a elaboração das provas. 

A reitora destacou que, diante das grandes adversidades e dos desafios que o ano de 2020 apresentou, o Unifeso conseguiu apresentar uma formação acadêmica de qualidade e cumprir todos os seus compromissos como instituição de ensino superior, o que só foi possível graças ao trabalho incansável do corpo docente a despeito das limitações que a pandemia impôs. “Que este ano, a humanidade consiga dar os passos necessários à volta do convívio, da proximidade e dos encontros com segurança”, desejou Verônica. 

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.