No dia 8 de dezembro, 142 candidatos participaram da primeira fase do processo seletivo para o preenchimento de vagas para médicos residentes do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO). A prova aconteceu no campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), respeitando os protocolos de saúde por conta da pandemia do novo coronavírus. Foi exigido o distanciamento entre os candidatos e foram feitas a higienização das mãos, com oferta de álcool e gel, e a distribuição de máscaras descartáveis.
A segunda fase do processo seletivo, no dia 22 de dezembro, contemplará prova multimídia e avaliação curricular, somente para os aprovados na primeira etapa. O HCTCO disponibilizará 22 vagas para médicos residentes do primeiro ano (R1) para nove programas de residência médica, nos termos da legislação, das resoluções da Comissão Nacional da Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação.
Os programas de acesso direto (sem pré-requisito) são para as áreas de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Obstetrícia e Ginecologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, e Pré-Requisito em Área Cirúrgica Básica. Os programas de acesso com pré-requisito são para Medicina Intensiva (Anestesiologia ou Cirurgia Geral ou Clínica Médica ou Infectologia ou Neurologia).
Há previsão de bolsas no orçamento do Unifeso para todas as vagas oferecidas (bolsas financiadas pela própria Instituição e bolsas financiadas pelo Programa Pró-Residência). O valor da bolsa é de R$ 3.330,43.
Por Juliana Lila