A acessibilidade é um direito do cidadão assegurado por lei para que portadores de deficiência tenham a possibilidade de usufruir de recursos e ações no âmbito social. Tendo em sua missão promover o acesso à educação e à ciência, além de visar o bem-estar aos seus estudantes e funcionários, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) tem como um grande diferencial a acessibilidade em suas dependências.
“A Instituição considera que o acesso e o acompanhamento de estudantes com necessidades especiais constituem-se em recurso que a identifica, promovendo políticas que visam o aprimoramento das ações acadêmicas e comunitárias”, explica a pedagoga Gicelle Faissal, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (NAPPA).
As políticas se tornaram iniciativas que saíram do papel e hoje são a realidade de um lugar que conta com a comodidade e a acessibilidade para todos estudantes. Quem faz Medicina, por exemplo, tem como característica uma carga horária integral e muitos afazeres. Os chamados “medterês” contam com diversos espaços na infraestrutura do Unifeso, como laboratórios, tutorias, salas de aula, bibliotecas, auditórios, cantinas, enfim, lugares por onde circulam durante o dia. Por isso, a acessibilidade se faz tão importante.
Mas para criar espaços tão acessíveis, em uma instituição criada há mais de 50 anos, muitas medidas tiveram que ser tomadas. Estudos das condições de todos os campi foram realizados e promovida a adequação dos espaços: reforma de banheiros, instalação de pisos táteis, sinalização em braille, adequação dos balcões de atendimento, entre outras medidas.
Vestibular com inscrições abertas
Os interessados em desenvolver competência profissional e começar a carreira no Unifeso, podem se inscrever para o Vestibular On-line, até o dia 6 de dezembro. A prova será no dia 13 de dezembro. São 50 vagas destinadas ao aproveitamento neste processo seletivo da prova on-line. Mais informações em www.medicinaunifeso.com.br.
Por Juliana Lila