06/11/2020 17:26:05
Quem está prestes a se formar ou já atua na Medicina sabe muito bem que, além do diploma em Medicina, é importante ter mais diferenciais para competir no mercado. Por isso, não basta só seguir em frente, é importante avaliar a Instituição em que vai adquirir esta importante experiência profissional.
Uma oportunidade para se especializar e ter uma formação de excelência é aproveitando este momento para se inscrever no processo seletivo dos Programas de Residência Médica do Unifeso/HCTCO, para preenchimento de vagas para residentes do primeiro ano (R1). São 22 vagas para médicos residentes, distribuídas em nove programas de residência médica. As inscrições vão até as 23h30 de 20 de novembro, e são on-line, através do link. O valor da taxa é de R$ 350,00, pagos por boleto bancário ou cartão de crédito. Mais informações no Edital.
E voltando a falar em diferenciais, confira aqui alguns motivos pelos quais o HCTCO/Unifeso recebe candidatos de diversos estados, tendo grande reconhecimento em todo país.
Tradição
Há mais de meio século formando médicos, preparando profissionais para atuar nas mais diversas áreas, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) é uma das instituições de ensino superior mais tradicionais da Região Serrana. Tudo começou com a criação da Faculdade de Medicina de Teresópolis, autorizada em 1970, com um ensino que foi se ampliando e aprimorando, passando a se reconhecida nacionalmente quando o assunto é formação em medicina e quando se fala em residência médica.
Hospital Próprio de Ensino
Mantendo seu hospital próprio de ensino, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), também há mais de 50 anos como referência em atendimento na Região Serrana, para atendimentos nas mais diversas áreas e patologias, se consolidando como um grande cenário de aprendizagem e de prática, para os excelentes profissionais compartilharem experiências com quem está se especializando.
Diversas áreas para atuação
Todos os anos a Residência Médica do HCTCO/Unifeso abre vagas para novos residentes, em processos seletivos bastante procurados. Atualmente, são nove especialidades, com staffs altamente qualificados, além da exposição permanente de situações problematizadoras do cotidiano profissional. São elas: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Obstetrícia e Ginecologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica.
Credibilidade
Todos os programas de estudo em residência médica do HCTCO/Unifeso são credenciados e acompanhados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Ao serem cumpridos integralmente dentro de suas especialidades, conferem ao médico residente o título de especialista. De acordo com o Ministério da Educação, a expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela CNRM. Além disso, à frente dos programa está, há mais de 10 anos, o professor Washington Sérgio Gonçalves Milezi, no cargo de coordenador geral da Comissão de Residência Médica (Coreme) do HCTCO/Unifeso.
Egressos de sucesso
“Hoje, quando eu vejo residências de Cirurgia Geral, principalmente aqui no Rio de Janeiro onde atuo, não tenho dúvidas de que me especializei em uma das melhores instituições de ensino do estado”. A afirmação é do doutor Henrique Coutinho, cirurgião formado pelo Programa de Residência Médica do HCTCO/Unifeso, cuja história é inspiração para muitos médicos que querem começar um programa de residência Médica. O Dr. Henrique se graduou em 2011 em Medicina e logo depois, em 2013, começou a Residência Médica em Cirurgia Geral no HCTCO, seguindo sua jornada para a residência em Cirurgia Cardiovascular na UERJ, no Rio de Janeiro, onde atua como cirurgião cardíaco e preceptor do Programa de Residência Médica. Ele também é cirurgião cardíaco no Hospital Federal de Bonsucesso e mestrando em Ciências Médicas pela UERJ, com área de interesse na Cirurgia Cardiovascular.
O cirurgião conta que, desde cedo, teve a chance de participar da parte prática, contando com staffs que, segundo ele, foram extremamente acessíveis, didáticos, pacientes e que o proporcionam muitas oportunidades cirúrgicas. “São professores muito bons e, sobretudo, profissionais comprometidos com o bom funcionamento do serviço e dedicados aos pacientes”, elogia.
Como o Dr. Henrique, os programa de residência médica do HCTCO/Unifeso contam com diversos especialistas que hoje atuam pelo mundo, comprovando a qualidade do ensino e a confiança que o profissional adquire nos cenários de prática da instituição e ensino.
Por Giovana Campos