O curso de Psicologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) retomou, nos dias 17 e 24 de outubro, as atividades práticas presenciais do componente curricular de Psicologia Cognitivo Comportamental: bases e fundamentos, para os estudantes que cursaram regularmente o segundo período em 2020. A retomada seguiu o protocolo estabelecido para a Covid-19, pelo Laboratório de Informática do Unifeso, com aferição de temperatura, uso obrigatório de máscaras, distanciamento social, higienização dos equipamentos entre as atividades, além de seguir rigorosamente o número limitado de estudantes distribuídos nos turnos da manhã e da tarde.
Divididos em quatro grupos com vinte estudantes, foram feitos exercícios de condicionamento por meio do programa Sniff. "Como forma de proteger os animais das situações aversivas pelas quais teriam que passar nesses exercícios, como choque e privação de alimento, a Psicologia passou a utilizar esse programa que reproduz os estímulos envolvidos na aprendizagem de comportamento dos em ratos de laboratório. A presença de 86% dos estudantes na aula prática, bem como a participação ativa nas discussões e reflexões, expressa a motivação pela interação presencial, tão prejudicada em tempos de pandemia da Covid-19, e o compromisso desse grupo por seu processo de formação", conta a professora Cristiany Azamor, responsável pelo componente curricular.
Já a professora Ana Brasilio, coordenadora do curso, reforçou o comprometimento dos estudantes com a atividade e o estímulo institucional ao apoiar que o software de condicionamento fosse adquirido, dando significado à aprendizagem a partir das experiências adquiridas entre teoria e prática.