29/10/2020 16:43:42
“O Vestibular é uma etapa de muitas incertezas, mas é importante nunca desistir dos sonhos pois, no final, tudo valerá a pena”. A afirmação é do acadêmico de Medicina Victor Viegas Vieira, um relato de vivência de alguém que encarou o começo de uma grande jornada e hoje está na reta final da sua graduação. Suas palavras e seu empenho nos estudos são motivadores para quem quer superar este momento conturbado, de Vestibular + Pandemia, e pretende ir rumo a um futuro melhor.
Cursando o 10º período (internato), Victor pensa em se especializar em Psiquiatria e conta que sua vontade de seguir a Medicina veio da vocação em ajudar pessoas e compreender suas histórias e seus sonhos. “Além disso, sempre tive interesse em conhecer melhor o funcionamento do corpo humano em todas suas complexidades”, conta o interno, que integra a Liga Acadêmica de Psiquiatria do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).
O jovem nasceu na grande São Paulo, depois morou no Rio de Janeiro, conheceu grandes capitais de países pelo mundo afora e hoje mora em Teresópolis, interior do estado do Rio de Janeiro. A cidade serrana foi escolhida por ele na busca de uma meta: ter a melhor formação médica. Para Victor, a metodologia de ensino e aprendizagem utilizada no Unifeso é um grande diferencial para sua carreira em Medicina. “Acredito que a aprendizagem baseada em problemas e a visão humanizada do exercício da medicina que são aplicadas no Unifeso, assim como, a introdução prática desde o início do curso permitem que o estudante saia melhor preparado para a vida profissional”, aponta.
A inserção na prática já proporciona treinar habilidades, instiga a ter atitude e aplicar da melhor maneira o conhecimento. “Muitas vezes, na Medicina, nos deparamos com situações tristes e que geram desgaste físico e emocional. No entanto, vale ressaltar que, embora a Medicina seja um caminho árduo, é extremamente compensador e gratificante poder ajudar as pessoas em momentos tão delicados da vida. Nossa missão é sempre inspirar esperança”, incentiva.
O carisma e este jeito inspirador de Victor são características que chamam a atenção dos estudantes e rendeu a ele o convite para participar da campanha do Vestibular de Medicina 2021.1, cujas inscrições estão abertas.
“É uma honra muito grande poder representar a faculdade na reta final da minha graduação. Só tenho que agradecer a troca de experiências, o conhecimento e o afeto, afinal esses são bens invioláveis. Agradeço por sempre estar cercado de grandes profissionais e colegas que contribuem muito para a minha formação. Quando a gente faz o que ama, o resto simplesmente acontece”, declarou o futuro médico.
Por Giovana Campos