Unifeso - Estudantes de Engenharia Civil participam do Desafio Pontes de Macarrão 2021

Estudantes de Engenharia Civil participam do Desafio Pontes de Macarrão 2021

25-10-2021

Imagine ter de criar uma ponte toda feita de macarrão. Isso mesmo, macarrão, aquele ingrediente italiano famoso. Imagine, ainda, que a ponte que você vai criar terá de aguentar muitos quilos sem se romper. Esse é o objetivo do Desafio Pontes de Macarrão, desenvolvido com alunos do 5º período do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).

Cinco grupos trabalharam intensamente no desenvolvimento das pontes, que não poderiam ter mais de 600 gramas. Os projetos foram colocados à prova na máquina de ensaios do Laboratório de Estruturas do Unifeso. Basicamente, a máquina vai colocando, pouco a pouco, carga nas pontes até elas se romperem, determinando o tempo de ruptura e o peso máximo suportado, dentre outras informações.

“Essa é a terceira edição do desafio, e estamos utilizando pela primeira vez a máquina de ensaios do Laboratório de Estruturas do Unifeso. Antes, usávamos pesos para medir a capacidade das pontes. A ideia foi fazer algo mais próximo da realidade mesmo, com aplicação de carga mais devagar, e muito associado com o que acabamos de ver em sala de aula”, contou o professor Rafael Murta. Ele disse que o objetivo do desafio é trazer para a prática essa experiência de projeto para os alunos, que tiveram de projetar a ponte, fazer os cálculos para saber quanto de carga poderia suportar e construir o protótipo com macarrão.

A primeira ponte ensaiada aguentou pouco mais de 33 quilos, algo bastante impressionante, segundo o professor. Natália Soares da Silva, uma das estudantes que projetou a ponte em questão, disse que os cálculos e o formato foram as partes mais difíceis do projeto. “A ponte que executamos foi em arco. Usar essa forma foi bem complicado, mas adorei a experiência. Nada melhor do que colocar tudo o que aprendemos em prática. O trabalho em equipe foi incrível, projetamos e fizemos os cálculos para que nossa ponte aguentasse 20 quilos, e ela suportou pouco mais de 33 quilos!”, comemorou.

O estudante Rodrigo Albacete falou sobre os percalços no meio do caminho. “Essa foi a primeira experiência prática que tivemos em laboratório e um desafio enorme, porque aconteceram vários imprevistos. Vimos que, na prática, temos que ter cuidado com coisas que nem imaginávamos”, relatou.

Desafio maior foi o do estudante Augusto de Alencar que, além de quase perder o projeto, ainda arrumou um problema doméstico.  “Fizemos um trabalho grande de pesquisa, batemos muito a cabeça, e hoje, no final da tarde, a minha esposa quebrou a ponte. Surtei, mas consegui me acalmar e refazer a parte de baixo toda! Estou muito orgulhoso do nosso empenho!”, contou.