Unifeso - Estudante de Engenharia Civil faz estágio em Portugal pelo Unifeso Sem Fronteiras

15-03-2023

O curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), pela primeira vez, teve uma aluna participando do programa Unifeso Sem Fronteiras. Amanda de Queiroz Mendes, estudante do 9º período, cumpriu estágio no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, em fevereiro deste ano. A instituição é a maior escola portuguesa de engenharia, de arquitetura, de ciência e tecnologia, sendo considerada uma das mais reputadas instituições de engenharia da Europa.

“Escolhi o Instituto Superior Técnico por ser de uma faculdade bem renomada em Lisboa e também porque eu tinha o sonho de conhecer a Europa. Então aproveitei a oportunidade para conseguir realizar esse sonho. Fiquei muito realizada com o intercâmbio, amei a experiência, foi maravilhoso ter sido contemplada com esta oportunidade”, disse Amanda.

O programa Unifeso Sem Fronteiras visa possibilitar ao estudante a oportunidade de mobilidade internacional em instituições de ensino superior estrangeiras; permitir a atualização de conhecimentos em grades curriculares diferenciadas, visando complementar sua formação técnico-científica; além de oportunizar a vivência de experiências educacionais voltadas para a qualidade, o empreendedorismo, a competitividade e a inovação; entre outros objetivos. A instituição de ensino oferece bolsas para gastos com alimentação, estadia, transporte e passagem.

O projeto em que Amanda trabalhou foi na criação de uma massa expansiva, como essas que utilizamos em porta, que foi feita a partir de caroço de cereja. “Meu estágio foi na área experimental, em laboratório. A professora me propôs fazer uma pesquisa sobre a condutividade térmica de um material. O corpo de prova foi feito por um professor de uma universidade parceira, e eu analisei a condutividade térmica dele. Espero que esse material, futuramente, possa ser comercializado”, contou a estudante.

Ela também ficou muito bem impressionada com a Universidade de Lisboa. “Eu adorei o campus, a área de Ciências Exatas é enorme, eles elaboram muitos trabalhos de pesquisa em doutoramento. Fiquei muito grata pela experiência e em poder participar do programa oferecido pelo Unifeso”, finalizou.

Programa com inscrições abertas

Para participar do Unifeso Sem Fronteira basta estar com a matrícula ativa e regular em qualquer curso de graduação (do terceiro ao penúltimo período) ou pós-graduação; ser brasileiro nato ou naturalizado e maior de 18 anos, na ocasião da viagem. Só não podem participar estudantes que já obtiveram algum tipo de financiamento para mobilidade internacional em programas de mobilidade do Unifeso. A atividade de internacionalização deverá ocorrer entre abril e setembro de 2023.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas, até o dia 31 de maio, pelo e-mail internacionalizacao@unifeso.edu.br, colocando no assunto o nome completo do candidato e anexando os documentos previstos no edital. Clique aqui e confira o edital e mais informações. São ofertadas sete bolsas-auxílio para este ano, no valor de R$ 2 mil cada.