Unifeso - Escola do TCE-RJ realiza cursos de capacitação no Unifeso

Escola do TCE-RJ realiza cursos de capacitação no Unifeso

29-05-2023

Na Região Serrana, Teresópolis é o município que mais tem inscritos nos cursos da Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Dos 729 alunos matriculados, 177 são da cidade. Por conta disso, a instituição escolheu o município para ofertar a sequência de cursos do Programa ECG Presente, dos quais podem participar, preferencialmente, servidores públicos e membros dos conselhos municipais.

Os cursos foram realizados no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e, por conta disso, também foram ofertadas algumas vagas para os estudantes da instituição. Nos dias 17, 18 e 19 de maio, aconteceu o curso Novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), cujo objetivo foi apresentar a estrutura e funcionamento e o papel dos órgãos de controle na fiscalização do uso dos recursos e os instrumentos de prestação de contas, destacando todos os aspectos relevantes do novo Fundeb e visando contribuir para que a implementação da nova legislação resulte na melhoria efetiva da qualidade da educação básica pública em nosso Estado.

“O objetivo do curso foi auxiliar na prestação de contas dos governos municipais. Temos vários agentes participando do curso, como profissionais de orçamento, de tesouraria, de controle interno e da área contábil. Acredito ser um assunto de grande importância, pois é uma das maiores verbas que os municípios recebem além da relevância em termos de política pública, já que envolve a educação das nossas crianças”, explicou o professor Marco Henrique da Silva, assistente da Coordenadoria de Auditoria Financeira, que subsidia a análise das contas de governo tanto municipal quanto estadual. Participaram do curso Novo Fundeb profissionais de Teresópolis e de Nova Friburgo.