Unifeso - Campanha da Feso sobre o Novembro Azul quebra paradigmas

Campanha da Feso sobre o Novembro Azul quebra paradigmas

26-11-2021

“Quando o assunto é Novembro Azul ou Outubro Rosa temos a impressão de que o tempo todo é falada a mesma coisa e, por vezes, há o sentimento de já sabermos o suficiente a respeito dessas temáticas”. A fala de Thierry Dantas, funcionário técnico-administrativo do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), pode parecer comum a muita gente, e foi como o objetivo de quebrar esse paradigma que a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), engajada no movimento de conscientização e estímulo à saúde do homem, preparou uma série de atividades inspiradas na campanha Novembro Azul.

A programação contou com a roda de conversa “Por que os homens se cuidam menos do que as mulheres?”, que aconteceu no dia 25 de novembro, no campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto. “Deparei-me com essa palestra maravilhosa e percebi que o Novembro Azul desencadeia outros temas relacionados à saúde do homem. O debate trouxe alguns exemplos de paradigmas, de quebras de tabu e nos despertou a atenção para outras questões, incluindo a saúde mental. Compreendemos que a base de tudo começa na saúde mental, na maneira como fomos educados e orientados. O Novembro Azul, então, vem para despertar não apenas a questão da próstata, como outras temáticas relevantes”, comentou Thierry.

Participaram do evento os urologistas Manoel Pombo e Bruno Toledo e o psicólogo Cleber Mello. Na ocasião, foi falado que há mais de 20 leis aprovadas em defesa da saúde da mulher, porém, não há uma sequer para a saúde do homem. Além disso, mais de R$ 53 milhões são gastos por ano com a saúde da mulher e pouco mais de R$ 1 milhão com a saúde do homem. Os dados mostram um distanciamento e a falta de políticas públicas para essa questão.

Cleber Mello chamou a atenção para a importância do papel das mulheres na campanha do Novembro Azul. Segundo ele, as mulheres são as maiores incentivadoras e orientadoras dos homens sobre a importância de se fazer o exame de próstata e do autocuidado.

As ações da Feso para o Novembro Azul aconteceram ao longo da semana de 22 de novembro e contemplaram, com apoio da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), ginástica laboral, aferição de pressão arterial e de glicemia e distribuição de kits para a saúde bucal. Na sexta-feira (26), a comunidade acadêmica foi convidada a vestir azul para lembrar a todos sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.

Campanha

Novembro é o mês de conscientização sobre a saúde do homem. Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha Novembro Azul, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.

O movimento pretende conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.