Unifeso - Atividade do NPJ que integra 1º e 10º períodos de Direito motiva os calouros a buscarem conhecimento

15-03-2023

Calouros e veteranos do curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) participaram, no dia 28 de fevereiro, da tradicional atividade de recepção aos estudantes do curso. Realizada pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), a atividade integra os períodos iniciais com o período final do curso de direito e tem o objetivo de provocar o senso crítico dos estudantes, com a análise de um caso comum envolvendo temas polêmicos relacionados às quatro áreas das práticas jurídicas (criminal, trabalhista, cível e família), com repercussão considerável na sociedade.

“O caso é elaborado pela supervisão do NPJ, que conta com o envolvimento dos professores orientadores e ainda com estudantes do décimo período do curso de Direito. A atividade nos mostra que os estudantes, apesar de estarem iniciando o curso sem contato com disciplinas de Direito Material direcionadas a áreas de atuação específica, já possuem mentalidade de diferenciação do que é justo e lícito com o injusto e ilícito”, observou a professora Christiane Vaz Sá Viana, supervisora do NPJ.

Entre as participantes, estava a estudante Larissa Euclydes Corradini, do 10º período. Ela resgatou as lembranças de quando participou do evento pela primeira vez, só que como caloura. “Na minha primeira experiência com os alunos do 10º, eu os tinha como paradigma, de modo que nos períodos iniciais sempre quis falar, me portar e ter os conhecimentos que eles tinham, o que me fez querer ser uma boa aluna. Já hoje, estando no 10º período, pude me ver no início da faculdade através dos alunos dos períodos iniciais, vislumbrados com as disciplinas, porém com muitas presunções, que vão deixando de ser presunções somente ao longo do curso, através dos livros, das leis e das aulas. É muito bacana observar a nossa evolução. Agradeço muito ao Unifeso, principalmente aos professores, por todos os ensinamentos e, aos alunos dos períodos iniciais, aconselho usufruir de todo aparato acadêmico que o curso disponibiliza, pois isso auxilia muito na nossa formação”, notou Larissa.