Projeto Pedagógico de Curso - Engenharia Ambiental e Sanitária

N° de páginas:104

O aumento da consciência social e da intervenção governamental através de normas legais e de fiscalização mais frequente, com o intuito de evitar, minimizar ou corrigir interferências no meio ambiente, fez com que diversas empresas aumentassem seus investimentos em projetos de gestão ambiental e de preservação natural, causando um aumento exponencial na demanda pelo engenheiro ambiental e sanitário, tanto no setor privado quanto no público, além de em ONGs ligadas ao meio ambiente. Diante disso, observa-se a tendência de franca expansão dessa área nos próximos anos. A Engenharia Ambiental e Sanitária é um ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, com vista a promover o desenvolvimento sustentável.

O curso foi criado pelo MEC através da Portaria nº 1.693 de 05/12/1994 e o Engenheiro Ambiental reconhecido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia por meio da Resolução CONFEA nº 447 de 22/09/2000. Inicialmente, o curso foi intitulado como Engenharia Ambiental e buscou, como proposta, a integração das diversas áreas do conhecimento, apresentando estrutura curricular interdisciplinar e contextualizada, de modo a atender a legislação educacional e as exigências da sociedade. No UNIFESO, o curso de Engenharia Ambiental teve início no 1º semestre de 2009, quando foi realizado o primeiro processo seletivo. A instituição ofertou 50 vagas noturnas para o curso com duração normal de integralização de 5 anos ou 10 semestres, podendo o aluno estendê-lo para no máximo 08 anos ou 16 semestres.

A partir do primeiro semestre de 2012, com a padronização pelo MEC dos nomes dos cursos de graduação, com o intuito de definir parâmetros comuns para o aprimoramento dos projetos pedagógicos, o curso reestruturou-se e passou a denominar-se Engenharia Ambiental e Sanitária. No ano de 2015 o curso passou por novas modificações em sua estrutura curricular e em seu regime de funcionamento deixando de ser semestral passando para anual. A anualização permite o acesso ao curso uma vez ao ano possibilitando um maior acompanhamento do crescimento acadêmico do aluno, uma vez que o mesmo ocorre de forma contínua, sem fragmentação, sendo também uma estratégia do controle da evasão recorrente nos primeiros anos de engenharia.

TÍTULO ISBN TIPO AÇÃO
Projeto Pedagógico de Curso - Engenharia Ambiental e Sanitária EDIÇÃO COMPLETA