O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade do UNIFESO conta com um programa que visa a inclusão de estudantes com necessidades especiais nos cursos de graduação. O termo Necessidades Educacionais Especiais (NEE) se refere às pessoas, em qualquer idade, que apresentam elevada capacidade ou determinadas dificuldades para aprender e que, por isso, requerem respostas educacionais específicas. Cabe ressaltar que, o acompanhamento psicopedagógico realizado pelo NAPPA/UNIFESO tem sido pautado na demanda apresentada, em consonância com requisitos legais, tal como a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto 6.949 de 2009) que, em seu Art. 24, recomenda “adaptações razoáveis de acordo com as necessidades individuais”. Além desta referência, temos consultado o Estatuto da Pessoa com Deficiência instituído pela Lei 13.146 de 6 de julho de 2015. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, em seu Art. 3o, traz à tona o conceito de barreiras atitudinais: “atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas” que, para saná-las, precisamos ampliar o conceito e a prática da acessibilidade atitudinal. O Art. 30 aborda algumas medidas que devem ser adotadas pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, nas redes pública e privada. Dentre elas, destacamos a “dilação de tempo, conforme demanda apresentada pelo candidato com deficiência, tanto na realização de exame para seleção quanto nas atividades acadêmicas, mediante prévia solicitação e comprovação da necessidade” que já tem sido proporcionada em nossa IES. Neste volume, abordamos algumas dicas visando à orientação pedagógica para o cotidiano docente especificamente em casos de gagueira e fobia social. Transcrevemos algumas vivências, colhidas na internet, de indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Autismo, Surdez, Gagueira e Fobia Social com o intuito de promover uma reflexão baseada em relatos de casos que fazem parte do nosso contexto educacional e profissional.