Cartilha Acessibilidades e Dicas Pedagógicas (Volume I)

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Em consonância com a educação inclusiva, as instituições de Ensino Superior se incumbem a ofertar seus cursos também aos estudantes portadores de necessidades especiais. No entanto, tem sido um desafio diário desenvolver uma prática pedagógica condizente com as especificidades que se apresentam. O Programa Incluir do Ministério da Educação recomenda: "A inclusão das pessoas com deficiência na educação superior deve assegurar- lhes o direito à participação na comunidade com as demais pessoas, as oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional, bem como não restringir sua participação em determinados ambientes e atividades com base na deficiência. Igualmente, a condição de deficiência não deve definir a área de seu interesse profissional. Para a efetivação deste direito, as IES devem disponibilizar serviços e recursos de acessibilidade que promovam a plena participação dos estudantes" (BRASIL MEC. Programa Incluir – Acessibilidade na Educação Superior – SECADI/SESu, 2013, p. 11). Partindo-se do pressuposto de que a educação inclusiva deve ser praticada em todos os níveis de ensino, o UNIFESO elaborou um Programa de Acessibilidade para atender a esta demanda. Serão apresentadas algumas características de determinadas necessidades educativas especiais, com as quais lidamos no UNIFESO, e dicas que podem colaborar no cotidiano do processo de ensino e aprendizagem.

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Cartilha Acessibilidades e Dicas Pedagógicas (Volume I) EDIÇÃO COMPLETA