Representações Sociais sobre o Papel da Escola e o Papel do Professor no Município de Armação dos Búzios/RJ: O universo consensual revelando a "nossa Búzios"

Organizadora: Professora Cristiany Rocha Azamor
ISBN: 978-65-87357-30-0 | N° de páginas: 156

"O trabalho apresentado aqui descreve a pesquisa desenvolvida por mim durante o doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A pesquisa foi finalizada em 2020, mesmo ano da defesa da tese.
Como proposta geral, esse estudo buscou identificar, a partir da compreensão das representações sociais sobre o papel da escola e o papel da (o) professora (or) na rede municipal de Armação dos Búzios, em qual modelo de ensino essas representações estão ancoradas e, assim, construir alguns passos para um trabalho de ressignificação dessas representações. A tese sustenta a premissa de que a concepção de uma escola tradicional ainda é a base do entendimento sobre Educação e a ressignificação das representações sociais deve ir além da mera assimilação dos conhecimentos por meio de estratégias típicas do universo reificado, como os tradicionais cursos de capacitação docente.
Foram cinco anos de idas e vindas, mas cujos frutos se constituíram num mergulho nesse universo de representações que foram sendo revelados a cada passo que dava por meio de diferentes metodologias de coleta de informações. Essas representações mostraram uma cidade partida em dois mundos - o glamouroso do turismo (“Búzios deles”) e o da vida cotidiana dos nativos (“Nossa Búzios”). Dois mundos marcados, não somente de forma simbólica, mas com registros em seu território.
Não foi um trabalho que realizei sozinha, a parceria em forma de orientação e paciência da minha orientadora, a professora Luciene Alvez Miguez Naiff, foi fundamental para o êxito da pesquisa. Juntas desde o mestrado, seu acolhimento, sugestões e trocas realizadas me fizeram aprofundar meus conhecimentos nessa linda teoria.
Agradeço a ela, aos funcionários do EICOS, especialmente ao Ricardo, que não permitiu que eu desviasse o meu caminho e por me auxiliar nos percalços desta caminhada, auxílio, este, fundamental para minha chegada até aqui; ao corpo docente do EICOS, por me possibilitar, por meio das aulas, conhecer o caminho da pesquisa qualitativa e me fazer crescer como pesquisadora, ampliando as minhas possibilidades de observar os fenômenos humanos e à à minha colega de docência na época, professora  Marta Dias, pela disponibilidade, parceria e indicações que foram fundamentais para a realização deste estudo e que me enriqueceram de ideias e possibilidades.
Um agradecimento especial à equipe de funcionários da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Armação dos Búzios, pela abertura, confiança, motivação e disponibilidade para receber a pesquisa e me permitir adentrar nos espaços escolares; à equipe da Formação continuada da rede municipal de Armação dos Búzios, pela abertura e informações que reforçaram o meu caminhar, me possibilitando entrar em seus espaços de construção de conhecimento; às (aos) diretoras (es) de professoras (es) de Armação dos Búzios, pela disponibilidade e alegria na participação da pesquisa e que me fizeram conhecer uma cidade tão rica de cultura e vínculos, a ampliar meus horizontes e a descortinar todas (os) aquelas (es) que fazem parte da história da cidade. Também agradeço ao representante do Projeto Social da Rasa, pela disponibilidade e informações que me reforçaram a crença de que as transformações são possíveis por meio do afeto; ao psicólogo-voluntário que me auxiliou no campo com responsabilidade, determinação e que me ampliou os olhares para a história local, servindo de braços e pernas que foram em direção aos espaços que eu não poderia estar; à população dessa cidade simbólica da “nossa Búzios”, tão expressiva e tão sofrida, mas que mantém a garra de uma ancestralidade de luta e de vitórias; às integrantes e ao integrante da banca, por aceitarem participar desse momento de crescimento acadêmico com suas pontuações que me farão consolidar conceitos e agregar conhecimento que carregarei por toda a minha vida acadêmica e à minha rede de afetos, familiares e não familiares, formada por pessoas que amo e que, pacientemente, aceitaram os limites na convivência que a realização de uma tese nos impõem.
Esse estudo, dedico este trabalho ao meu amado pai, que esteve ao meu lado até os momentos finais de fechamento desta tese, mas que partiu para outro plano, antes da defesa, me deixando um legado de amor e amparo. A eles, meu pai (in memorian) e minha mãe, que sempre me apoiaram em todas as escolhas da vida, que me deram colo em momentos difíceis e compartilham alegrias em momentos de realização. Esse suporte me fez chegar até aqui com a certeza de ter seguido o caminho certo. Caminho, este, cheio de dúvidas e desafios, mas também de muitas alegrias, realizações e crescimento.
Cristiany Rocha Azamor

Nenhuma nação se afirma fora dessa louca paixão pelo conhecimento, sem que se aventure, plena de emoção, na reinvenção constante de si mesma, sem que se arrisque criadoramente”. (FREIRE, 1997, p. 33)"

TÍTULO ISBN TIPO AÇÃO
Representações Sociais sobre o Papel da Escola e o Papel do Professor no Município de Armação dos Búzios/RJ: O universo consensual revelando a "nossa Búzios" Edição Completa