É preciso trabalhar todos os dias pela alegria geral. É preciso aprender esta lição todos os dias e sair pelas ruas cantando e repartindo, a mão cristalina, a fronte fraternal.
(Thiago de Mello)
Nas edições anteriores, no Canto dos Poetas soaram vozes as mais diversas, desde poetas desconhecidos de Teresópolis até consagrados autores. Desta vez, a proposta foi ouvir o canto daqueles que pertencem à comunidade interna da Feso.
Vivendo ainda em tempo de pandemia da Covid-19, surgiu a necessidade de conhecer e divulgar os autores institucionais que se encontram dispersos pelas salas de aula, corredores, pátios, enfim, pelos ambientes nos quais convivemos em situações cotidianas pouco incentivadoras à expressão artística.
Era preciso trabalhar a alegria geral. Cantar e repartir o canto dos anônimos poetas do universo institucional.
E assim foi feito.
Para que acontecesse o Canto, foi incorporada à nova edição a atuação da Academia Teresopolitana de Letras. Importante espaço de divulgação da cultura literária, seus membros se envolveram desde o primeiro momento, contribuindo à elaboração do edital, à seleção dos premiados bem como à premiação que aconteceu no XXI Poêterê, no Centro Cultural Feso Pro Arte.
Outra novidade foi a ampliação dos gêneros literários. Os participantes poderiam escolher entre poema e miniconto. Gênero desafiador e pouco conhecido, o miniconto exige a destreza na utilização das palavras de tal forma que a breve história seja coerente, precisa, original e surpreendente.
Aberta aos estudantes e docentes do Ceso e do Unifeso assim como aos funcionários técnico-administrativos, a seleção contou com a adesão de representantes desses segmentos, autores agora conhecidos da comunidade Feso.
Mais uma vez, o apoio comprometido da Direção de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e da Gerência de Comunicação e Marketing foi fundamental para a realização do concurso e desta edição.
Nossos agradecimentos ao prof. Delmo Ferreira, Presidente da Academia Teresopolitana de Letras e ao Dr. Jorge Bragança, Presidente do Conselho da Pro Arte, cúmplices parceiros na concretização do Canto dos Poetas V.