*Educação Permanente em Saúde, de Trabalho Educação e Saúde e de Metodologia Científica.
Coordenador: Prof.ª Drª Amanda da Silva Franco
Modalidade: Semipresencial
Inscrições e informações: Coordenação de Pós-graduação
E-mail: posgraduacao@unifeso.edu.br
Telefone: (21) 2641-7044
Carga horária: 360 horas
Duração: 12 meses
Titulação: Especialista em Nutrição Materno-Infantil
12 x R$580,00
Para ingressantes em 2025.
Em breve
Cuidar da saúde materno-infantil é cuidar do futuro. A Pós-Graduação Lato Sensu em Nutrição Materno-Infantil foi cuidadosamente desenvolvida para capacitar profissionais a atuar com excelência em uma das áreas mais importantes da nutrição. Durante o curso, você terá acesso a conteúdos atualizados, embasados nas mais recentes evidências científicas, e a uma abordagem prática e humanizada para o atendimento de gestantes, lactantes, recém-nascidos, crianças e adolescentes.
Ao longo dessa jornada, exploraremos desde os desafios do aleitamento materno até estratégias inovadoras para promover hábitos alimentares saudáveis na infância, sempre considerando os aspectos culturais, sociais e econômicos que impactam a saúde das famílias. Nosso objetivo é formar especialistas capazes de transformar vidas por meio da nutrição, seja no atendimento clínico, na saúde pública ou em projetos de pesquisa e inovação.
Hospitais e maternidades, escolas e creches, clínicas multiprofissionais e consultórios.
O curso é constituído por 12 módulos interdependentes de 30h. Cada módulo terá duração de 4 semanas, com 8h de aulas presenciais, 12h de aulas remotas síncronas e 10h de atividades dirigidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Após o período de 4 semanas, o aluno será avaliado pelo docente e seguirá para o módulo seguinte.
OBJETIVO GERAL
Aprofundar conhecimentos e habilidades técnico-científicas e práticas do profissional de Nutrição na área de Saúde da Mulher e da Criança.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estará capacitado a atuar com excelência técnica e ética no cuidado nutricional de gestantes, lactantes, recém-nascidos, crianças e adolescentes. Com conhecimento atualizado e habilidades interdisciplinares, será apto a desenvolver intervenções baseadas em evidências, colaborar em equipes multiprofissionais, implementar políticas de saúde pública e promover práticas alimentares saudáveis. Além disso, terá o compromisso com a educação continuada e a inovação, contribuindo para a qualidade de vida e a saúde materno-infantil.
A situação de saúde está relacionada com diferentes aspectos da vida, tais como a alimentação, moradia, renda e meio ambiente. É reconhecida a algum tempo a vulnerabilidade biológica das mulheres e crianças, bem como a social, principalmente em países em desenvolvimento. Os indicadores epidemiológicos do Brasil mostram uma realidade na qual convivem doenças crônicas não transmissíveis e carências nutricionais, inclusive nesse grupo, que se caracteriza por elevadas necessidades nutricionais devido à fase de rápido crescimento e desenvolvimento.
No Brasil, as principais causas de morte da população feminina são as doenças cardiovasculares, destacando-se o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral; as neoplasias, principalmente o câncer de mama, de pulmão e o de colo do útero; as doenças do aparelho respiratório, marcadamente as pneumonias (que podem estar encobrindo casos de AIDS não diagnosticados); doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas, com destaque para o diabetes; e as causas externas. Algumas dessas patologias listadas apresentam ação conhecida sobre a relação da alimentação e nutrição em sua prevenção e/ou tratamento, bem como a relação social, cultural e econômica.
Os primeiros 1000 dias de vida (concepção, gestação e primeiros dois anos de vida) são apontados como os mais importantes no que tange ao desenvolvimento biológico, psicossocial e afetivo. O investimento neste período tem retorno por toda infância, adolescência e vida adulta. As práticas alimentares neste período impactam as práticas futuras e, consequentemente, a qualidade de vida de todos os brasileiros, refletindo no desenvolvimento da nação. A Alimentação é um dos fatores primordiais nesta fase, incluindo o período da gestação e da mãe fértil, e é necessário que ela seja praticada com base em recomendações concisas e adequadas a esta fase do curso da vida. Desta forma o presente curso se propõe a especializar o profissional de Nutrição para o atendimento nutricional de mulheres e crianças com eficiência e eficácia.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.