*Educação Permanente em Saúde, de Trabalho Educação e Saúde e de Metodologia Científica.
Coordenador(a): Ana Maria de Andrade
Modalidade: EaD (Formato Híbrido)
E-mail: amaleitura@gmail.com
Carga horária: 360horas
Duração: 12 meses
Titulação: Especialista em Literatura Infantojuvenil
12 x R$450,00
Para ingressantes em 2025.
Em breve
A Literatura Infantojuvenil e a leitura literária são reconhecidas no âmbito acadêmico da Educação, da Psicologia, da Literatura e das Ciências Sociais por sua inquestionável importância para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças e dos jovens. Desenvolvimento esse que irá se refletir na vida adulta e na formação de uma sociedade com melhores condições de vida, mais digna, justa e igualitária, com oportunidades de crescimento e realização pessoal e profissional para todos os cidadãos.
O curso de pós-graduação em Literatura Infantojuvenil se justifica por ser uma oportunidade para os profissionais que buscam aprofundar seus conhecimentos na área e se especializar com o objetivo de contribuir para a transformação social, garantindo às crianças e aos jovens o direito à leitura literária e o acesso ao livro de Literatura com qualidade.
A formação em Literatura Infantojuvenil abre possibilidades ao profissional para atuar nos seguintes campos:
Portadores de diploma de licenciatura e/ou graduação nas seguintes áreas: Letras, Literatura, Pedagogia, Biblioteconomia, Comunicação, Ciências Sociais, História, Psicologia, Recursos Humanos, Artes, Teatro, Designer Gráfico, Tecnologia da Informação.
Bibliotecas, salas de leitura, escolas, centros culturais, companhias de teatro e contadores de histórias, espaços de leitura em instituições diversas (empresas, clubes, igrejas, hospitais, ongs), espaços terapêuticos (psicologia, psicopedagogia, desenvolvimento cognitivo, arte-educação), editoras, livrarias e gráficas (cadeia produtiva do livro infanto-juvenil: escritores, ilustradores, editores, revisores, designers e livreiros).
O curso é constituído por 12 módulos interdependentes de 30h. Cada módulo terá duração de 4 semanas, com 12h de aulas presenciais, 8h de aulas remotas síncronas e 10h de atividades dirigidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Após o período de 4 semanas, o aluno será avaliado pelo docente e seguirá para o módulo seguinte.
OBJETIVO GERAL
Qualificar profissionais para a compreensão da leitura literária como direito do ser humano desde a infância, com habilidades para abordar a Literatura Infantojuvenil de forma responsável, sensível, democrática e inclusiva em espaços diversos, como: escolas, centros culturais, empresas e comunidades, promovendo ações para a formação de leitores reflexivos, críticos, criativos, autônomos e humanizados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ao final do curso de especialização em Literatura Infantojuvenil, o profissional deverá ser capaz de:
Curso superior completo, em uma das áreas especificadas para o público-alvo, atuantes ou interessados em atuar no estímulo e no desenvolvimento da leitura literária para a infância e juventude.
Na modalidade online, os estudos são desenvolvidos através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do UNIFESO. Cada professor tem autonomia para preparar suas aulas, que serão em sua maioria aulas expositivas, vídeos legendados, oficinas e palestras com convidados externos. As estratégias didático-pedagógicas do curso contarão com diversificação metodológica, compreendendo exposição dialogada, aprendizagem por projeto, análise de casos e notas técnicas. As atividades acontecerão presencialmente pelo pólo UNIFESO Teresópolis e à distância no Ambiente Virtual do UNIFESO.
A avaliação será realizada de forma diagnóstica, somativa e formativa, utilizando múltiplos instrumentos, respeitada a autonomia do docente. Média igual ou superior a 60% de aproveitamento aferido em processo de avaliação. Será considerado aprovado o aluno que obtiver rendimento igual ou superior a 6,0 (seis), expresso sob a forma de conceito. Frequência mínima de 75% em todas atividades programadas. Média igual ou superior a 60% de aproveitamento aferido em processo de avaliação (com aproveitamento – sem aproveitamento).
Livro autoral: Criação de um livro de Literatura Infantojuvenil, que poderá ser realizado individualmente ou em equipe, para publicação em formato e-book pela Editora Unifeso em parceria com o Instituto AMA Leitura.
PPC (sugestão)
Reflexão sobre os diferentes âmbitos que envolvem a formação do leitor a partir da infância, entre eles, a produção e a circulação dos livros de Literatura Infantojuvenil como um artefato cultural, o direito autoral, as influências e tendências do mercado editorial brasileiro, o Plano Nacional do Livro e do Material Didático e demais programas de governo.
Panorama histórico da Literatura Infantil e Juvenil universal, dos contos ancestrais aos livros contemporâneos. Principais autores, características, gêneros, estilos e tendências de cada período, destacando autores brasileiros representaqtivos e prêmios conquistados.
Panorama da representação histórica do negro e do indígena na Literatura Infantil e Juvenil, desde o final do século XIX até os dias atuais, análise da formação da identidade cultural por meio da leitura literária com temáticas étnico-raciais, histórias africanas e indígenas e autores relevantes.
Reflexão sobre a narrativa visual em livros para crianças e jovens, procurando compreender de que forma esse gênero contribui na formação leitora por meio dos processos de leitura que contemplam conceitos da comunicação verbal e visual.
Troca de experiências leitoras com base na leitura literária e no uso da escrita criativa, a partir do estímulo à imaginação, à expressão do pensamento e à elaboração de pequenas histórias de ficção, rodas de conversa e o compartilhamento de vivências.
Apresentação de uma nova perspectiva para o auxílio da literatura infantojuvenil no âmbito da saúde e terapias complementares, através da leitura guiada de livros que abordam temas complexos e possibilitam a ajuda no desenvolvimento da inteligência emocional, no fortalecimento da autoestima e da capacidade de reconhecer os sentimentos para o enfrentamento de desafios.
A importância da mediação de leitura para a abordagem de temas considerados sensíveis e fraturantes nos contextos familiares e educacionais contemporâneos, a compreensão da literatura infantojuvenil como facilitadora para o diálogo acerca das vivências e sentimentos que fazem parte do cotidiano das crianças e dos jovens.
Panorama da leitura no Brasil para pessoas com deficiência e produção de livros de Literatura Infantojuvenil acessíveis e inclusivos, em múltiplos formatos, garantindo que a leitura e as histórias cheguem a todas as pessoas, com ou sem deficiência, através de recursos como: audiodescrição, tradução e interpretação em Libras, escrita em Braille, livros sensoriais e Leitura Fácil.
Diálogos sobre os desafios impostos pela revolução eletrônica e o trajeto tecnológico percorrido pela literatura infantojuvenil na sociedade contemporânea, análise das mudanças de paradigmas da práxis leitora e o uso da tecnologia e das bibliotecas digitais como ferramenta propulsora da formação de leitores.
Construção do acervo literário de qualidade e desenvolvimento de práticas de mediação de leitura literária que podem promover o prazer em ler em espaços de convivência para crianças e jovens, como: bibliotecas comunitárias, escolas, centros culturais, empresas, clubes, igrejas e demais instituições.
Introdução ao universo da leitura e da competência leitora através de estratégias lúdicas, do corpo, da voz e de recursos cênicos e musicais, que despertam o interesse das crianças e dos jovens para o livro de literatura, fortalecendo o vínculo afetivo, aguçando a imaginação, auxiliando na resolução de problemas e ampliando a visão de mundo e a capacidade de expressão.
Apresentação de parâmetros relevantes que permitem avaliar e monitorar projetos de leitura literária com qualidade, na perspectiva de torná-los eficientes e cumpridores das metas propostas, com uso de indicadores adequados à realidade e metodologia de apuração dos resultados obtidos.
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