*Educação Permanente em Saúde, de Trabalho Educação e Saúde e de Metodologia Científica.
Coordenador: Bruno da Silva Campos
Horário da Coordenação: Segunda a sexta, das 13h às 22h
Endereço: Campus Antonio Paulo Capanema de Souza
(Avenida Alberto Torres, 111 - Alto - 25964-004)
Telefone: (21) 2641-7144
E-mail: psicologia@unifeso.edu.br
Duração: 5 anos
Turno: Manhã ou Noite
Titulação: Bacharelado em Psicologia
Edital do Processo Seletivo ENEM - Vestibular 2025.1
Edital de outras formas de ingresso 2025.1
Matriz Curricular
Quadro dos Cursos - Reconhecimento, Coordenadores e avaliação do MEC
Quadro com Turmas, vagas oficiais, Integralização, CH, hora aula e Reconhecimento dos cursos de graduação 2024
Mensalidade para o ano de 2025.
Normal: R$ 1.457,83
Com desconto de adimplência*: R$ 1.421,39
Ao ingressar no Unifeso neste primeiro semestre de 2025, através da Redação On-line ou da nota do Enem, você garante 50% de bolsa durante todo o curso.
* Pagamento até o 5º dia útil com adimplência de 2,5% (dois e meio por cento);
* Pagamento até o dia 10, sem desconto de adimplência e sem juros e multas;
* Pagamento após o dia 10 sofrerão os acréscimos legais.
Ao ingressar no Unifeso neste primeiro semestre de 2025, através da Redação On-line ou da nota do Enem, você garante 50% de bolsa durante todo o curso.
A estrutura curricular do curso de bacharelado em Psicologia do Unifeso foi definida de modo a ultrapassar uma concepção tradicional e hegemônica tanto no que se refere a abordagens teórico-conceituais quanto às diretrizes metodológicas, indo além da simples transmissão de conhecimentos.
O projeto de curso apresenta elementos comprovadamente inovadores: a inovação se faz presente na estrutura curricular que possibilita, efetivamente, a articulação entre teoria e prática ao longo de todo o percurso formativo. Sustentado pelo tripé ensino-pesquisa-extensão e pelo reconhecimento do papel da Psicologia como campo de conhecimentos e práticas fundamentais para o processo de consolidação da cidadania e da garantia de direitos, o currículo proposto foi desenhado na interface entre a Psicologia e as Políticas Públicas brasileiras, na contemporaneidade, de modo a atender as demandas e oportunidades que se delineiam no mundo do trabalho.
A estrutura curricular do curso de Psicologia parte também do princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. As atividades de caráter extensionista estão presentes nos cenários de prática e na forma de inserção dos estudantes e são norteadoras do ensino e pesquisa, via de mão dupla entre a comunidade e a escola, fortalecendo a formação de profissional comprometido com seu papel transformador da realidade.
Desde o primeiro período o estudante será inserido e acompanhado na já consolidada estratégia institucional de Integração Ensino-Trabalho-Cidadania (IETC), contemplando a articulação dos cenários de trabalho formais ou informais, a participação popular, o controle social e o protagonismo estudantil, em especial, nas oportunidades de transformação da realidade quando a instituição de ensino superior se integra à comunidade.
Estudantes com ensino médio ou técnico completo e egressos de outras graduações com interesse no campo da Psicologia.
O profissional formado em Psicologia possui uma ampla possibilidade de atuação profissional, incluindo a área clínica; social/comunitária; organizacional e do trabalho; saúde e hospitalar, jurídica e socioassitencial, educacional e escolar; trânsito; esportes; emergências e desastres; pesquisa e docência, dentre outras.
De acordo com as orientações do Conselho Federal de Psicologia (CFP), o psicólogo desenvolve:
O campo de práticas em psicologia e de estágios abrange cenários internos da Instituição de Ensino, como o Hospital de Ensino e o serviço ambulatorial, além de laboratórios de informática, pesquisa e cenários externos dentre os quais estão incluídos: empresas, serviços de psicologia e de atenção à saúde no SUS, e outros locais, onde o estudante tem contato com profissionais da área e de outras áreas de formação o que auxilia no desenvolvimento de suas habilidades e competências.
O Curso de Graduação em Psicologia do Unifeso tem como objetivo formar profissionais em uma perspectiva generalista, afirmando a Psicologia como saber múltiplo e plural e o psicólogo como profissional ético e socialmente comprometido com o desenvolvimento local e regional e as novas práticas emergentes neste campo de conhecimento.
O profissional formado pelo Curso de Graduação em Psicologia do Unifeso terá um perfil generalista, fortemente comprometido com as demandas sociais contemporâneas e sua atuação será pautada pelo caráter ético, priorizando a diversidade e a cidadania como valores. Todo processo de construção de conhecimentos tomará como ponto de partida a realidade local e regional, mas, de forma dialética e dialógica, incluirá abordagens e perspectivas globais, retroalimentando-se mutuamente. O egresso reunirá uma formação básica pluralista, multiprofissional e interdisciplinar que, aliada a uma visão crítica e problematizadora, potencializará a constante busca pelo aprimoramento profissional e a inovação como diferenciais de modo a acompanhar as transformações e as novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho.
Em tempos em que é preciso reafirmar os princípios democráticos e fortalecer a participação popular como condição de cidadania e de garantia da saúde e da educação, o papel da Psicologia reafirma seu compromisso com a transformação social, com o fortalecimento das políticas públicas e com a construção de uma sociedade mais justa e equânime.
Em tempos em que é preciso reafirmar os princípios democráticos e fortalecer a participação popular como condição de cidadania e de garantia da saúde e da educação, o papel da Psicologia reafirma seu compromisso com a transformação social, com o fortalecimento das políticas públicas e com a construção de uma sociedade mais justa e equânime.
As metodologias utilizadas nos componentes curriculares no Curso de Psicologia estão alicerçadas em princípios que buscam o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico dos profissionais em formação, centrados no estudante como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo de ensino-aprendizagem.
A estrutura curricular do curso de Psicologia propicia a intensa aproximação entre teoria e prática, entre conhecimento e ação, dicotomia existente nos currículos disciplinares tradicionais.
Na elaboração da estratégia, cada docente responsável por unidade curricular teórica e/ou teórico/prática desenvolverá atividades lançando mão do uso de métodos de ensino, que consistem do estudo dos conteúdos curriculares através de aulas expositivas, aulas práticas e de metodologias ativas de ensino tais como: mapas conceituais, estudos de caso, discussão em classe, problematização, exercícios, seminários, situações problemas e desenvolvimento de projetos. Os ambientes de aprendizagem envolvem unidades curriculares obrigatórias e eletivas que são ministradas em salas de aulas e laboratórios didáticos.
O estudante ainda é estimulado a buscar a autoaprendizagem (aprender a aprender) pela construção de projetos de pesquisa/trabalho, através das atividades diferenciadas, que se beneficiam pelo uso de tecnologias da informação e da comunicação (TIC), de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores para o desenvolvimento de hábitos de colaboração e de trabalho em equipe.
Em breve
http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-243-de-29-de-maio-de-2019-148952027
https://site.cfp.org.br/
https://site.cfp.org.br/legislacao/codigo-de-etica/
http://www.crprj.org.br/site/
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7692-rces005-11-pdf&Itemid=30192
http://crepop.pol.org.br/
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